ABI Engenharias deixa de ser ofertada no Sisu 2024; cursos passam a oferecer as vagas de forma individual

A extinção da ABI Engenharias foi aprovada pela Câmara de Graduação e Ensino Básico (CGEB) da UFPE, no dia 12 de setembro, a partir de solicitação do CTG e colegiados

A Área Básica de Ingresso (ABI) Engenharias, forma de entrada unificada em 11 cursos de Engenharia do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Campus Recife, deixará de ser ofertada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024. Assim, cada curso que fazia parte desse grupo apresentará as suas vagas de forma específica aos candidatos, como uma opção direta, da mesma maneira que é feita pelos demais cursos da UFPE no momento da escolha no Sisu.

A extinção da ABI Engenharias foi aprovada pela Câmara de Graduação e Ensino Básico (CGEB) da UFPE, no dia 12 de setembro, a partir de solicitação do CTG e seus colegiados de curso. “Considerando-se a vontade da maioria dos cursos de graduação envolvidos, o Conselho do CTG optou em extinguir o sistema ABI Engenharias de ingresso na UFPE, com o intuito de preencher todas as vagas de cada curso de graduação, como já ocorre com os cursos de graduação de Engenharia do Centro Acadêmico do Agreste e os cursos de graduação de Engenharia do CTG, que utilizam a entrada direta no curso”, explicou o diretor do CTG, Afonso Oliveira.

Faziam parte da ABI Engenharias os seguintes bacharelados: Engenharia de Materiais; Engenharia de Telecomunicações; Engenharia Eletrônica; Engenharia Elétrica; Engenharia de Alimentos; Engenharia Mecânica; Engenharia Naval; Engenharia Civil; Engenharia Química; Engenharia de Energia; e Engenharia de Controle e Automação.

“O grande benefício é de que cada estudante poderá, na hora do Sisu, fazer a escolha do curso, o que pode possibilitar maior relacionamento com o mesmo e a concretização de uma formação que respeite as escolhas dos candidatos”, destaca a diretora de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Kátia Cunha.

É importante ressaltar que a nova regra será válida apenas para os estudantes que ingressarem a partir do semestre letivo 2024.1. Todos os ingressantes na então ABI Engenharias, em semestres anteriores a esse, continuam sujeitos às regras da ABI. Além disso, frisa-se que todos os cursos do conjunto ABI permanecem ativos, ou seja, nenhum será extinto.

O sistema ABI Engenharias teve início em 2008. A ABI caracterizava-se por uma entrada única para vários tipos de formação acadêmica em Engenharia. Somente após a conclusão de um conjunto básico de disciplinas, denominado de ciclo básico, os estudantes optavam por um curso específico.

Data da última modificação: 04/10/2023, 15:50