Web Content Display

Divisão de Promoção à Saúde Mental e Atenção Psicossocial - DSMAP
A Divisão de Promoção à Saúde Mental e Atenção Psicossocial integra a Diretoria de Qualidade de Vida (DQV), na PROGEPE, e norteia suas ações a partir da promoção à saúde, saúde do trabalhador e defesa da luta antimanicomial. Seu foco é ampliar o campo da atenção psicossocial para os servidores e servidoras, considerando suas diversas interfaces com o ambiente institucional e de trabalho. O acolhimento, diálogo, autonomia, co-gestão, articulação inter e intrasetorial, e valorização dos saberes são as principais diretrizes para atuação do setor.
O Divisão está organizada a partir de dois eixos de trabalho:
-
Eixo 1: Promoção à Saúde Mental e Atenção Psicossocial com o objetivo principal de mapear, assessorar, planejar e desenvolver ações de promoção à saúde mental e atenção psicossocial, especialmente para servidores e servidoras técnicos e docentes da UFPE. Nessa perspectiva, busca promover o acesso à informação, às ferramentas de autocuidado e de gestão do bem-estar pessoal e coletivo no campo da atenção psicossocial para a comunidade acadêmica, articulando a interface saúde, trabalho e educação.
-
Eixo 2: Acolhimento Psicossocial no âmbito das relações do trabalho com o objetivo de ofertar escuta qualificada individual e grupal nas atividades de dimensionamento de pessoal, integração de novos servidores e diante de conflitos provenientes das relações estabelecidas no trabalho, bem como diante do enfrentamento às situações de assédio e discriminação. A atuação do setor articula-se, a depender das demandas do caso, com a Ouvidora, a Comissão de Ética, a Diretoria de Ações Afirmativas e demais membros da Rede de Acolhimento institucional, além disso, atua em parceria com a Diretoria de Desenvolvimento de Pessoal, especialmente com a Seção de Movimentação de Pessoal e as atividades de planejamento de dimensionamento de novos e antigos servidores, com o intuito de possibilitar um processo adequado aos interesses dos atores envolvidos. Assim, entrevistas de acolhimento, atividades coletivas, elaboração de relatórios, processos formativos e ações referentes a alocação de pessoal, são atividades desenvolvidas pelo setor.
Contato conosco: divsaudemental.progepe@ufpe.br
Primeiros cuidados psicológicos
O curso de Primeiros Cuidados Psicológicos foi criado com o objetivo de qualificar o acolhimento inicial nas situações corriqueiras de crise que podem acontecer no cotidiano de trabalho. A interação na universidade demanda atenção e zelo consigo, com o outro e com o ambiente. Algumas vezes o contexto se apresenta desafiador e passa a requerer ações mais cuidadosas e assertivas. Nesse sentido, faz-se necessário que os servidores tenham acesso à informações básicas acerca dos Primeiros Cuidados Psicológicos (PCP) de modo a conseguir realizar acolhimento e suporte psicossocial aos estudantes ou colegas em alguma situação adversa, como confusões advindas de acidentes, atentados, situações de estresse ou crises individuais.
Folheto Digital - Primeiros Cuidados Psicológicos
Cartilha de Orientações sobre Primeiros Cuidados Psicológicos.
Saúde Mental e Rede de Atenção Psicossocial
O curso tem o objetivo de socializar com a comunidade acadêmica da UFPE os atores da Rede de Atenção Psicossocial que podem ser acionados como parceiros nos encaminhamentos e estratégias de cuidado. As informações visam qualificar a escuta e aproximar os setores da instituição, bem como localizar a UFPE como um ator dentro da rede territorial externa, acionando e fortalecendo o SUAS e o SUS.

GRUPO DE TRABALHO EM SAÚDE MENTAL
O Grupo de Trabalho de Promoção à Saúde Mental surgiu em 2021, a partir da articulação entre os diversos setores da Universidade preocupados com o impacto da pandemia da covid-19 na comunidade acadêmica. O GT, a partir de debates democráticos, apontou a necessidade da institucionalização de uma política no âmbito da promoção da saúde mental. Desse modo, o grupo estabeleceu os princípios e diretrizes para o documento e a DSMAP, inicialmente nomeada de Divisão de Prevenção e Promoção à Saúde Mental, vinculada à DQV/PROGEPE, se dedicou à coordenação do GT e às articulações necessárias para o avanço da escrita de uma minuta da Política de Promoção à Saúde Mental e Atenção Psicossocial.
O Grupo de Trabalho em Saúde Mental da UFPE é composto por representantes da Progepe; Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (PROAES); Departamento de Terapia Ocupacional; Núcleos ERER, de Acessibilidade (NACE) e LGBT; Hospital das Clínicas (HC); Laboratório Acolher do Centro de Educação (LACE); Comissão de Saúde Mental, Humanização e Bem-Estar; Comissão de Ética; Serviço Integrado de Saúde (SIS); Serviço de Psicologia Aplicada (SPA); Colégio de Aplicação (CAp); Associação de Pós-Graduandos (APG); Diretório Central dos Estudantes (DCE); Probem do CAC; Espaço de Diálogo e Reparação (EDR); Núcleo de Estudos e Assessoria Pedagógica (NEAP); Centro Acadêmico de Vitória (CAV) e Coordenação de Assistência Estudantil do CAV; e Núcleo de Ciências da Vida (NCV) do Centro Acadêmico do Agreste (CAA). A coordenação é da Divisão de Promoção à Saúde Mental e Atenção Psicossocial (DSMAP), vinculada à Diretoria de Qualidade de Vida (DQV) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (PROGEPE).
Como produto final do GT, a Política de Promoção à Saúde Mental e Atenção Psicossocial foi entregue ao Gabinete do Reitor durante o Evento Conexão Gestor, em março de 2025, seguindo para consulta pública e futura aprovação.
GRUPO DE TRABALHO DE ASSÉDIO
O Grupo de Trabalho sobre Assédio Moral e Sexual e Discriminação surgiu em 2022, com a finalidade de desenvolver um eixo institucional que indique os fluxos e procedimentos das manifestações relacionadas à assédio moral e sexual e de Discriminação, e fundamentar projetos e ações institucionais que reforcem a prevenção destes no âmbito da comunidade acadêmica dos três campi da UFPE. Além disso, a partir desse diálogo, está sendo elaborada a Política de Enfrentamento ao Assédio Moral/Sexual e à Discriminação na UFPE.
O Grupo de Trabalho sobre Assédio Moral e Sexual e Discriminação da UFPE é composto por representantes da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (PROGEPE), vinculados à Divisão de Promção à Saúde Mental e Atenção Psicossocial (DSMAP), à Diretoria de Qualidade de Vida(DQV), à Coordenação de Qualidade de Vida (CQV), à Divisão de Apoio em Qualidade de Vida (DAQV); Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (PROAES); Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD); Comissão de Ética da UFPE; Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG); Ouvidoria Geral.
Como produto do GT, foi construído, aprovado e publicado em Diário Oficial na Portaria nº 01 de 13 de março de 2025, o Plano Setorial de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral/Sexual e à Discriminação da UFPE.
Plano Setorial de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral/Sexual e à Discriminação da UFPE.
GRUPO DE TRABALHO PARENTALIDADE
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instituiu oficialmente, no dia 24 de abril, por meio da Portaria nº 1542/2025, o Grupo de Trabalho de Parentalidade na Assistência Estudantil (GT de Parentalidade da UFPE), com o objetivo de formular políticas institucionais de apoio à maternagem e paternagem no âmbito universitário. A iniciativa é coordenada pela professora Cinthia Kalyne de Almeida Alves, pró-reitora para Assuntos Estudantis (Proaes), com atuação transversal junto a diversas unidades acadêmicas e administrativas da UFPE.
O GT de Parentalidade visa construir estratégias que contribuam diretamente para a permanência estudantil, com foco na redução das taxas de evasão e na promoção da inclusão social e do bom desempenho acadêmico de estudantes com filhos e filhas, tanto da graduação quanto da pós-graduação. Com duração prevista de seis meses, a contar da publicação da portaria, o grupo conta com ampla representatividade de servidoras e servidores, docentes, técnicas e técnicos administrativos, além de representantes discentes ligadas ao Coletivo Maternidades UFPE e da Divisão de Promoção à Saúde Mental e Atenção Psicossocial.
COMITÊ DE ERGONOMIA DA UFPE (COERGO)
O é um grupo interdisciplinar formado por servidores da UFPE que atua na promoção da melhoria dos ambientes laborais em todos os Campi da UFPE. Vinculado à Diretoria de Qualidade de Vida (DQV/PROGEPE), o COERGO/UFPE foi criado em agosto de 2022 por iniciativa do Serviço de Saúde e Segurança do Trabalho (SESST/UFPE). A DSMAP integra o comitê desde 2023, auxiliando o grupo nos debates sobre saúde mental e atenção psicossocial. Para maiores informações acesse a página do COERGO.

Bruna Maria de Oliveira Melo - Psicóloga graduada na Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, com título de Especialização em Saúde Pública com ênfase em Vigilância em Saúde; Atua na área clínica e atualmente integra a equipe do Ambulatório de Saúde Mental, no Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor - NASS, na UFPE; Realiza a função de chefia da Divisão de Prevenção e Promoção em Saúde Mental, que integra a Diretoria de Qualidade de Vida (DQV), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE-UFPE), em vigência no ano de 2021.
Vick Brito de Oliveira - Doutora em Saúde Pública pelo Instituto Aggeu Magalhães - Fiocruz Pernambuco. Possuo graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2011), especialista em Saúde da Família pelo Programa de Pós-Graduação Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Universidade Federal do Vale do São Francisco em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (2014), mestra em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2016). É Psicóloga da Divisão de Prevenção e Promoção em Saúde Mental, que integra a Diretoria de Qualidade de Vida (DQV), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE-UFPE).
Hildes do Amparo Delduque Farina - Possui mestrado em Saúde Pública (Sanitarista) pela Fundação Oswaldo Cruz (2004) e graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1987). Atualmente é psicóloga em consultório particular em Recife e na Divisão de Prevenção e Promoção em Saúde Mental, que integra a Diretoria de Qualidade de Vida (DQV) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE-UFPE).
Aléxya Cristal Brandão Lima - Doutora e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Roraima. Pesquisadora do Laboratório de Sexualidade Humana - LABESHU. Psicóloga Clínica autônoma em consultório online. É Psicóloga da Divisão de Prevenção e Promoção em Saúde Mental, que integra a Diretoria de Qualidade de Vida (DQV), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE-UFPE).
Andreza Juliana Sebastiao Ferreira Graça - Assistente Social (CRESS 8143/4 Região) graduada pela Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Intervenção Multiprofissional Jurídica pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Servidora pública federal da UFPE, no cargo de Assistente Social, lotada na Divisão de Promoção à Saúde Mental e Atenção Psicossocial - DQV - PROGEPE.
Precisa de ajuda?
A DSMAP não oferece psicoterapia, plantão psicológico ou acompanhamento de ordem assistencial, mas existem lugares na UFPE que realizam essas modalidades de atendimento em saúde mental.
NASS
Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor. Tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida no trabalho do servidor da UFPE e de seus dependentes. Neste momento, os serviços ambulatoriais oferecidos são: Ginecologia, Cardiologia, Clínica Médica, Nutrição e Psiquiatria - só para servidores.
Enfermagem, para solicitação de receitas médicas e outros atendimentos específicos: 2126-3994 ou e-mail nass.enfermagem@ufpe.br .
Atendimentos Psicológicos breves para servidores(as) e dependentes maiores de 18 anos - Acolhimentos das 8h às 13h através do ramal 2126-7577 ou do e-mail saudemental.nass@ufpe.br.
ATENÇÃO: O NASS (assim como o Hospital das Clínicas/Ebserh/UFPE) não possui estrutura para atendimentos de urgência e emergência de qualquer natureza. Nestes casos, deve-se procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), através de ligações telefônicas pelo 192.
Agendamentos e informações (segunda a sexta-feira, exceto feriados) - 2126-3944 e 2126-7578 das 7h às 19h ou pelo e-mail nass.unidadesiass@ufpe.br
Coordenação: (81) 2126-8582 (ligações) 8h às 12h e 13h às 17h
NASE
O Núcleo de Atenção à Saúde do Estudante (Nase), vinculado à Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes). Agendamento pelos telefones do NASE: (81)2126-8439(WhatsApp) ou 2126-8486.
E-mail: acolhimentosaude.nase@ufpe.br
SPA
O Serviço de Psicologia Aplicada da UFPE é uma entidade pública, ligada ao Departamento de Psicologia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE, e caracteriza-se por ser um serviço-escola essencial de formação dos estudantes do curso de Psicologia da UFPE e de prestação de serviços à comunidade intra e extra acadêmica, com atendimentos psicológicos, psiquiátricos e sociais, ofertando auxílio a nível emocional e social à população que nos procura espontaneamente ou a partir de encaminhamentos de variados serviços (hospitais, CAPS, CRAS, CREAS, USFs, escolas, clínicas-escolas, órgãos judiciais, etc.).
Contatos da Unidade: E-mail: secretaria.spa@ufpe.br WhatsAPP: (81) 2126-8731 (Segunda à Sexta Feira das 7h às 19h)
Caso você seja servidor(a) e necessite de uma escuta relacionada a vivências do trabalho, como conflitos relacionais, não identificação com a função ou até episódios de assédio, também pode nos acionar no ícone abaixo. Ou ainda, se possui questões que não podem ser atendidas em nenhum dos serviços listados, dê uma olhadinha no nosso guia da Rede de Atenção Psicossocial, que engloba serviços internos e externos à UFPE, também abaixo. Espero que você encontre o cuidado que precisa.