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The Postgraduate Program in Mathematics and Technological Education aims to provide graduate students with in-depth knowledge in the area of ¿¿Mathematics and Technological Education, which allows them to achieve a high standard of mathematical and technical-professional competence and develop a solid and comprehensive vision of Education Mathematics and Technology.

O Edumatec tem como foco prioritário a educação matemática e tecnológica, baseado no desenvolvimento do ensino e da pesquisa a partir da relação entre educação, ciência e tecnologia, tomando os processos de ensino-aprendizagem nesta área como seu campo de inserção. A partir desta relação, os estudos se concentram na didática da matemática, na educação tecnológica e nos processos de ensino aprendizagem tanto na matemática como na ciência, tendo como base o conhecimento que aí se produz e seus desdobramentos para a educação da população.

O curso de Mestrado Acadêmico em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE foi homologado pelo CNE (Portaria MEC 458, DOU de 11/04/2008 – Parecer CES/CNE 28/2008,10/04/2008), tendo sua primeira turma iniciado em março de 2008. Em julho de 2014 foi aprovado o curso de Doutorado, tendo iniciado sua primeira turma em agosto do mesmo ano.

O Edumatec vem atendendo estudantes de diferentes regiões do país e, mais especificamente, a região nordeste, na qual existem poucos programas de Pós Graduação na área. Os estudantes apresentam perfis bem diferenciados, vindo de diferentes licenciaturas, da mesma forma que seu corpo docente também apresenta profissionais da Educação, Psicologia, Licenciados em Matemática, Filósofos entre outros, o que permite diferentes olhares sobre um mesmo objeto de estudo.

O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco tem como objetivo:

  1. Formar profissionais que atendam, quantitativa e qualitativamente, à expansão do ensino superior na área de Educação Matemática e Tecnológica;
  2. Preparar pesquisadores que desenvolvam pesquisa em Educação Matemática e Tecnológica;
  3. Colocar o mestrando e o doutorando em contato com novas tendências do ensino de matemática e do uso de tecnologias na educação;
  4. Formar profissionais que contribuam com a escola Básica e o Ensino Superior brasileiro.
  5. Intercâmbios com outras instituições de ensino e pesquisa no país e no exterior.

The Program has 3 lines of research:

  1. Mathematics Didactics – Modeling didactic phenomena in the classroom; study of knowledge mobilized by students and teachers in initial or continuing training; rural education; study of teaching and learning situations relating to the domains of geometry, quantities and measurements, statistics, algebra, numbers and operations.
  2. Technological Education – Assessment, design and development of virtual environments and software for teaching and learning Mathematics; Distance Education as support for collaborative and networked learning; Digital culture and social inclusion of teachers and students; Digital narratives and intercultural mediations.
  3. Teaching-Learning Processes in Mathematics Education: Investigation into the socio-psychological, socio-cognitive and epistemological development of subjects considering the teaching-learning process of Mathematics and Science within the scope of early childhood education, the initial grades of elementary school and Adult Education.

O Edumatec possui, ainda, 11 (onze) grupos de pesquisa registrados no CNPQ (listados na aba Grupos e pesquisa ou clicando neste link) os quais envolvem alunos do mestrado e doutorado, além de ex alunos e alunos de fora do Programa. Ressalta-se os inúmeros projetos de cooperação internacional efetivados por esses grupos de pesquisa