Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE)

Asset Publisher Asset Publisher

Back

UFPE abre Programa de Incubação 2023 em cerimônia amanhã (28)

Durante o evento de abertura, serão assinados acordos de parceria entre a UFPE, o Porto Digital e o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep)

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abre o Programa de Incubação 2023 do Polo Tec, amanhã (28), às 9h, no Auditório Professor Ricardo Ferreira, que fica no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), no Campus Recife. Durante o evento de abertura, serão assinados acordos de parceria entre a UFPE, o Porto Digital e o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento de startups e o empreendedorismo no ecossistema de inovação da Universidade via Polo Tecnológico e Criativo (Polo Tec) da UFPE. 

A cerimônia terá a presença do reitor Alfredo Gomes, do vice-reitor Moacyr Araújo, do pró-reitor de Pesquisa e Inovação Pedro Carelli, do diretor de Inovação e Empreendedorismo da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi), Roberto Guerra, entre outros gestores. A programação inclui a abertura das atividades do 3º ciclo do Programa de Formação de Startups, em que foram aprovadas, ainda em 2022, seis propostas na modalidade startup incubada e 14 na modalidade projeto pré-incubado. Também haverá apresentação sobre o Polo Tec e a graduação das startups ConnectON, XP Energy e Reminera, selecionadas em 2020, por meio de edital específico, e que compõem a primeira turma do programa. 

Criada em 2020, a Incubadora do Polo Tec é definida como o mecanismo de geração de empreendimentos de primeira dimensão no Ambiente Promotor da Inovação da UFPE. Ela é responsável pela promoção e pelo desenvolvimento de empresas nascentes de base tecnológica, criativa e social, caracterizadas por diferenciais tecnológicos e pelo desenvolvimento de soluções para problemas ou desafios sociais e ambientais.

O Polo Tec está vinculado à Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (Dine) da Propesqi/UFPE, cuja finalidade é planejar, articular e fomentar a transferência de tecnologia e a promoção da inovação e do empreendedorismo junto à comunidade acadêmica.

Segundo o professor Roberto Guerra, o processo de incubação oferece diversos benefícios à UFPE, como apoio ao empreendedorismo; criação de startups e de postos de trabalho; estreitamento dos laços com a comunidade empresarial; acesso a novas ideias, inovações e à transferência de tecnologia; além de prestígio e visibilidade.

As startups são compostas por estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu, bem como de pós-doutorado e egressos da instituição (graduação e pós-graduação stricto sensu) com até cinco anos de formados que busquem potencializar ideias em negócios inovadores e criativos. Também podem participar empresas de médio e grande portes que objetivem trabalhar em parceria com as empresas do ecossistema e em parceria com os laboratórios e grupos de pesquisa da UFPE.

A incubação permite o uso compartilhado de laboratórios, equipamentos, instrumentos, materiais e demais instalações na Universidade em ações voltadas à inovação tecnológica; capacitações e mentorias para aprimoramento do modelo de negócios; orientação na elaboração do planejamento estratégico, planejamento e gerenciamento financeiro; e participação em eventos de conexão com potenciais clientes, investidores e agentes do ecossistema de inovação de Pernambuco.

Mais informações
Instagram do Polo Tec da UFPE 
@polotec.ufpe 
Instagram da Propesqi @propesqi.ufpe 
polotec@ufpe.br

Date of last modification: 27/03/2023, 18:58

Web Content Display Web Content Display

José Roberto Ferreira Guerra
Diretor de Inovação e Empreendedorismo
Simone de Lira Almeida
Coordenadora de Empreendedorismo e Incubação
+55 (81) 3879-5861
Antonieta Lynch de Moraes
Coordenadora de Propriedade Intelectual
Geraldo Leite Maia Júnior
Coordenador Transferência de Tecnologia

Web Content Display Web Content Display

Geyce Petuba
Secretária /Assistente em Administração
Jôuldes Matos Duarte
Auxiliar em Administração
Júlio Vinícios Rocha
Assistente em Administração
Ana Carolina Borba
Assistente em Administração
Siddartha Gautamma
Assistente em Administração
Fanny V. de Paula
Administradora
Paulo Francisco Neto
Assistente em Administração
Suzanna Sandes
Analista de Tecnologia da Informação

cedida para outro órgão