Prédio do CAA à noite

O CAA

O Centro Acadêmico do Agreste (CAA) foi o primeiro campus da UFPE no interior de Pernambuco, tendo sido inaugurado em março de 2006, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento social, econômico e cultural do Estado. Inicialmente, o CAA funcionou em instalações do Polo Comercial de Caruaru. Na escolha do município para instalaçao de um campus avançado da UFPE, foi considerada sua relevância no contexto atual da região do Agreste, que possui como principais características: cadeias e arranjos produtivos predominantes nas áreas da confecção e da agroindústria, e principal centro de serviços e negócios e de distribuição de mercadorias.  

O CAA iniciou suas atividades com cinco graduações, nas áreas de Administração, Design, Ciências Econômicas, Engenharia Civil e Pedagogia. Posteriormente, foram criadas as licenciaturas em Química, Física, Matemática, a Licenciatura Intercultural, os cursos de Engenharia de Produção, Medicina, Comunicação Social e, mais recentemente, o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. As graduações são distribuídas em seis Núcleos de Ensino (Ciências Exatas e da Natureza, Ciências da Vida, Design e Comunicação, Formação Docente, Gestão e Tecnologia).

O Campus do Agreste da UFPE conta ainda com Laboratórios Integrados de Ciência e Tecnologia, onde são desenvolvidos projetos de pesquisa e extensão e a formação continuada.  A proposta do Campus é contribuir positivamente no atendimento às demandas da região, interiorizando o conhecimento científico, preparando a população para o desenvolvimento adequado das atividades produtivas por ela assumidas e incentivando iniciativas que venham garantir melhores condições de vida.

News News

Back

Prédio que abrigará curso de Medicina do CAA tem aproximadamente 90% da obra concluída

A previsão é de que o prédio esteja totalmente concluído quando as atividades presenciais retornarem

Ontem (30), pela manhã, foi realizada a vistoria e entrega de mais um conjunto de espaços da nova edificação do Campus do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, onde funcionará o curso de Medicina. 

Participaram da vistoria e entrega os professores Manoel Guedes, diretor do CAA, Vitor Caiaffo, vice-coordenador do Núcleo de Ciências da Vida (NCV), Carolina Paz, coordenadora do curso de Medicina, e os técnicos Francisco Araújo, coordenador de Infraestrutura, e Mariberto Alves, engenheiro do CAA e fiscal da obra.

Com a entrega desses espaços, totaliza-se aproximadamente 90% do prédio concluído. O auditório, biblioteca e algumas outras salas se encontram em fase final de ajustes no piso e devem ser entregues nas próximas semanas. Assim, quando as atividades presenciais retornarem, o Campus e o curso de Medicina contarão com 100% da edificação para desenvolverem suas atividades acadêmicas.

Para o professor Manoel Guedes “o belíssimo prédio representa um marco para o Campus do Agreste e para a saúde do interior do estado. Ele ajudará na formação de excelência de Medicina na região, o que irá elevar a qualidade de vida e ampliar o desenvolvimento local.” 

Além da formação de médicos, a nova estrutura abrigará laboratórios destinados a atividades de pesquisa e inovação, que contribuirão com a prevenção e tratamento em saúde no interior de Pernambuco. “O prédio é uma conquista e representa a força do esforço coletivo nos últimos cinco anos e o apoio de pessoas que compreendem a importância da interiorização e da universidade pública”, reforça o diretor."

Date of last modification: 01/10/2020, 13:41

Events Events

Contact Us Contact Us

Secretaria
(81) 2103-9216
Secretaria Geral de Cursos
(81) 2103-9208
Assuntos Estudantis
(81) 2103-9176

Location Location