Asset Publisher Asset Publisher

Back

Metodologia ajuda Prefeitura do Recife a definir localidade para implantar Compaz

O modelo em questão apresenta os resultados obtidos na perspectiva de duas pessoas responsáveis por tomar a decisão

Por Inácio Celestino                                                                                       

Partindo do pressuposto de que a maioria das decisões no setor público envolve grandes gastos e, portanto, precisam ser seriamente planejadas, Maria Isabel Suassuna da Fonte propôs a adoção de um método para auxiliar a Prefeitura do Recife na decisão sobre a localidade mais apropriada para implantar um futuro Centro Comunitário da Paz (Compaz). O resultado da iniciativa pode ser verificado na dissertação “Localização de um centro comunitário (Compaz) na cidade do Recife: uma aplicação do método FITradeoff”, defendida no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da UFPE.

O trabalho, desenvolvido durante o ano de 2017, sob orientação do professor Adiel Teixeira de Almeida, apresenta todo o processo de construção de um modelo de decisão multicritério para a escolha da localização mais apropriada para um centro comunitário da paz, utilizando o Método FITradeoff (The Flexible and Interactive Tradeof). O modelo em questão apresenta os resultados obtidos na perspectiva de duas pessoas responsáveis por tomar a decisão. Durante a modelagem, segundo a autora, como objetivos específicos foram estabelecidos os de reduzir a criminalidade dos bairros; maximizar o impacto social com a implantação; priorizar as demandas sociais urgentes; melhorar os indicadores sociais e utilizar de forma eficiente os recursos públicos. 

Esse modelo levou em conta o que almejava a gestão municipal que, com uma nova unidade do centro comunitário pretendia “reduzir a criminalidade dos bairros; maximizar o impacto social com a implantação; priorizar as demandas sociais urgentes; melhorar os indicadores sociais e utilizar de forma eficiente os recursos públicos”, aponta a autora. E, a partir desses propósitos, foram estabelecidos critérios para escolha do local que  levaram em conta taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), densidade demográfica, facilidade de acesso,  quantidade de equipamentos públicos disponíveis, taxa de analfabetismo, renda média e custo. Considerando a taxa que afere os crimes violentos foram identificados 25 bairros. 

MÉTODO | Segundo a pesquisadora Maria Isabel, o FITradeoff  é um método multicritério de apoio que auxilia na tomada de decisão, quando essa envolve múltiplos critérios. Um fator fundamental desse método é considerar as preferências do decisor na resolução do problema. Ou seja, diferentemente de métodos mais clássicos, a “solução” encontrada através do FITradeoff pode variar de decisor para decisor. “Vale ressaltar que não se deve aplicar esses métodos indiscriminadamente, pois é preciso verificar os pressupostos e características de cada um deles”, afirma Maria Isabel.

Para a autora da dissertação, o FITradeoff se mostrou propício ao tema da sua pesquisa por atender a todas as características do problema e dos decisores; “diante da indisponibilidade dos decisores em dispender tempo e esforço cognitivo”. Através da utilização de um Sistema de Apoio à Decisão (SAD), foi possível executar o método e obter o ranking dos bairros. “Pode-se, então, afirmar que o objetivo da construção do modelo foi atendido, uma vez que é possível, através dos resultados, identificar o bairro mais adequado, em relação às preferências dos decisores, para a implantação do Compaz”, atesta. 

COLÔMBIA  | O Centro Comunitário da Paz (Compaz), uma iniciativa da Prefeitura do Recife, foi concebido sob a ideia de difundir a Cultura de Paz com o objetivo de garantir inclusão social e o fortalecimento comunitário. Baseado na experiência colombiana das Bibliotecas Parques e também de outras fontes de espaços de cidadania, o Compaz possui duas unidades na cidade: o Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha; e o Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro. Conhecidos como “Fábricas de Cidadania”, os equipamentos se destacam pela estrutura e pela quantidade de serviços e atendimentos que oferecem. A primeira unidade foi inaugurada em março de 2016, no bairro do Alto Santa Terezinha, na zona norte da cidade. Os novos centros serão construídos nos bairros do Pina, Ibura e Várzea.

Mais informações

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFPE
(81) 3879.5555
ppgepsec@gmail.com

Maria Isabel Suassuna da Fonte
mariaisabel.fonte@gmail.com

Date of last modification: 16/05/2019, 15:35