News News

Back

Ministra Luciana Santos conhece projetos desenvolvidos no Centro de Informática da UFPE

Ela foi recepcionada pelo vice-reitor Moacyr Araújo e pelos diretor e do vice-diretor do CIn, Paulo Borba e Sérgio Soares, além de docentes e alunos

Em visita realizada ontem (20) à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, conheceu projetos desenvolvidos no Centro de Informática (CIn) e iniciativas de cooperação com empresas do setor privado e instituições públicas, como o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e o Hospital das Clínicas (HC) da UFPE. Ela foi recepcionada pelo vice-reitor Moacyr Araújo e pelos diretor e do vice-diretor do CIn, Paulo Borba e Sérgio Soares, além de docentes e alunos.

Fotos: Eugênia Bezerra

Ministra conversa com coordenadores dos projetos

Luciana experimentou o sistema de votação assistiva criado para promover a autonomia de pessoas com mobilidade reduzida no momento da votação. Por meio dele, eleitores podem selecionar os números com o movimento dos olhos e da cabeça e um braço robótico aperta as teclas da urna eletrônica. Esse projeto baseado em Visão Computacional é um dos 19 trabalhos de conclusão de curso (TCCs) já desenvolvidos no CIn para o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), órgão que foi representado nesta visita oficial pelo presidente do TRE-PE, desembargador André Guimarães; pela juíza auxiliar da Presidência, Mariana Vargas; e pelo secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, George Maciel.

O Hospital das Clínicas (HC) da UFPE foi representado pela chefe do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital, Shirley Jacinto, pois a ministra Luciana Santos também conheceu o resultado preliminar de um projeto que está sendo desenvolvido para aprimorar o sistema de dispensação de medicamentos na Farmácia Central do HC.

Vice-reitor exalta os esforços do CIn e do MCTI

Antes dessa parada no espaço dos Programas e Projetos Prioritários de Interesse Nacional (PPI), a ministra visitou laboratórios espalhados por dois blocos do CIn. O gerente de Desenvolvimento de AI e Experiências de Software, Benicio Goulart, apresentou o projeto CIn/Motorola, financiado desde 2002 pela Lei de Informática (Lei nº 8.248/1991). O coordenador do projeto CIn/Stellantis, Abel Guilhermino, apresentou, no laboratório Live, as pesquisas sobre comunicação veicular desta iniciativa, que é ligada à Unidade Embrapii do CIn e financiada pelo Programa Rota 2030, do governo federal.

Houve também uma parada no novo espaço do PPI/Softex. Este é o ambiente onde se desenvolve a Residência de Robótica do CIn-UFPE, um programa que é financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), também de acordo com a Lei nº 8.248/1991. A professora Edna Barros apresentou o RobôCIn, equipe de robótica do centro, que neste mês, em Bordeaux, na França, se tornou bicampeã mundial na categoria SSL (Small Size League) Divisão B.

 

Luciana Santos e Edna Barros, que coordena o RobôCIn          Comitiva acompanha o desempenho de um dos robôs

Depois, o grupo participou da inauguração do Laboratório da Residência de Robótica. O diretor do CIn, Paulo Borba, fez os agradecimentos à ministra pela visita. Luciana Santos aproveitou para incentivar os estudantes e parabenizar pelos resultados alcançados: “Vocês estão em um centro de excelência, um dos mais importantes não só do Brasil como do mundo. A produção científica só tem sentido se ela servir às pessoas, resolver problemas e solucionar questões da nossa gente. Este é o desafio que está posto para nós e aqui é um exemplo, na veia, de como é que se deve fazer isso, é um exemplo dessa intersecção com o setor produtivo. O que está sendo realizado aqui no Centro de Informática tem abrangência, vai desde empresas multinacionais ao serviço público, como os projetos com o HC e o desafio do TRE. Quero parabenizá-los, vocês são orgulho nacional e patrimônio da Nação, porque são investimentos públicos e, por isso mesmo, essa consciência de retribuir para a sociedade é algo com que temos que nos envolver”, destacou a ministra. Ela disse ainda: “Qualquer nação que se pretende autônoma, soberana, só vai conseguir fazer isso se dominar tecnologias e produzir conhecimento científico capaz de desenvolver soluções”.

Alunos prestigiam a visita da ministra ao Centro de Informática

O vice-reitor Moacyr Araújo exaltou os esforços do CIn e do MCTI. “O trabalho que vem sendo feito pelo CIn é uma das melhores vitrines da Ciência e Tecnologia desenvolvida aqui em Pernambuco. O fato de termos mudado radicalmente as prioridades do nosso país na última eleição fez com que o MCTI assumisse seu verdadeiro papel. Tudo isso que a ministra falou, como a liberação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e o aumento das bolsas, podem parecer coisas fáceis de ser resolvidas. Mas é preciso muita conversa. Por isso, quero registrar o reconhecimento de tudo que tem sido feito, é um trabalho insano”, avaliou.

Date of last modification: 24/07/2023, 15:29