Notícias Notícias

Voltar

RobôCIn é bicampeão mundial de SSL na RoboCup 2023

O time também foi destaque nos desafios técnicos da competição

A equipe de robótica do Centro de Informática (CIn) da UFPE, o RobôCIn, que participou da 26ª edição da RoboCup 2023, de 4 a 10 deste mês, em Bordeaux, na França, retorna da maior competição de robótica autônoma do mundo como bicampeões mundiais na categoria SSL (Small Size League) Divisão B, após vitória contra a Luhbots na final, e com o 6º lugar geral na categoria 2D, superando o 7º lugar de 2019 e conseguindo o melhor resultado de uma equipe brasileira na competição.

Foto: Divulgação

Equipe comemora o resultado alcançado na França

Sobre a participação deste ano, Lucas Cavalcanti, integrante da equipe vencedora, acredita que “a equipe vem amadurecendo e aumentando o nível técnico com mais confiabilidade e eficiência no projeto. As estratégias autônomas também são cada vez mais inteligentes e precisas. É importante ressaltar que a equipe conquistou o melhor resultado do Brasil na RoboCup, concretizando um trabalho de anos e dando confiança para avançarmos ainda mais”.

O RobôCIn participou de dois desafios técnicos, em que o objetivo é estimular as equipes no desenvolvimento de novas soluções. No Ball Placement, os robôs devem posicionar a bola em locais específicos do campo sem interferência humana. São 20 minutos para completar oito cenários, com limitação de 30 segundos por cenário. A equipe do CIn completou todos os posicionamentos no menor tempo e foi campeã no desafio.

No Chip Pass, o desafio é trocar a maior quantidade de passes possível dentro de cinco minutos. Um passe normal vale um ponto e um passe chip (por cima) vale cinco pontos. O RobôCIn conquistou a 5ª colocação, e foi a única equipe brasileira a participar do desafio.

Para chegar à RoboCup o time contou com o apoio de parcerias como Baterias Moura, Cesar School, Microsoft, Incognia, Neurotech, Embraer, Ines e HSBS Soluções. E teve também a colaboração dos torcedores através de uma campanha on-line para ajudar na viagem dos membros.

Os resultados do RobôCIn nesta edição da RoboCup se soma às diversas conquistas em todas as competições que disputou em 2022: bicampeão mundiais de SSL (divisão B) na RoboCup, título inédito para o Brasil; tricampeões de SSL na LARC; bicampeões de VSS na Larc; bicampeões de Simulação 2D na Larc; campeões de Simulação 2D na RoboCore Experience; campeões de VSS no Campeonato Brasileiro de Futebol Simulado; campeões de VSS na IronCup; vice-campeões em Simulação 2D na IronCup, passos fundamentais para se firmar como uma equipe brasileira de referência mundial em robótica.

Data da última modificação: 12/07/2023, 17:18