Todas as Notícias
- UFPE/
- Institutional/
- Executive Board/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Press Office/
- Ascom News/
- Centro de Informática lança versão 3.0 do aplicativo Clique Escola
News News
Centro de Informática lança versão 3.0 do aplicativo Clique Escola
Projeto em convênio com Ministério da Educação visa aumentar transparência dos dados educacionais
A nova versão do Clique Escola, desenvolvido pelo Centro de Informática (CIn) da UFPE em parceria com o Ministério da Educação (MEC), aprimora funcionalidades do aplicativo para valorizar as ações educacionais das escolas e dos professores, melhorar a experiência dos usuários e criar possibilidades de comunicação e monitoramento pelo MEC. A versão atual do aplicativo está disponível nas lojas Google Play e App Store.
A equipe do centro, coordenada pelos professores Alex Sandro Gomes e Ricardo Massa, trabalhou para otimizar o desempenho, a estabilidade funcional e a atualização periódica de informações do aplicativo. Foram realizados testes da estabilidade das funcionalidades, correção de eventuais defeitos identificados na implementação e otimização de funções para melhorar eventuais gargalos de desempenho do aplicativo.
As novidades dessa versão são três. Primeiro, há uma maior quantidade de dados sobre as escolas em visualizações acessíveis à maioria da população. Isso visa contribuir para a transparência nas gestões e o controle social dos gastos nas redes públicas de ensino. O desejo é favorecer a racionalização dos gastos e os indicadores dos estabelecimentos. Em seguida, foram ampliados os ambientes de aprendizagem e de troca de experiências entre gestores das unidades escolares. Por fim, a terceira funcionalidade, redesign da arquitetura da informação do aplicativo, permitirá o compartilhamento de projetos educacionais realizados nas escolas.
As novas funcionalidades ampliam o impacto social do Clique Escola. É uma importante plataforma de formação ao adotar práticas de aprendizado móvel e ubíquo em seu design, que oferece múltiplas oportunidades de desenvolvimento de competências de gestão e troca de experiências para profissionais do Brasil. Ao mesmo tempo, o controle social e a transparência de indicadores financeiros e de necessidades pode estimular potenciais beneficiários a se engajarem em ações de apoio e desenvolvimento, ampliando a base de controle e mobilização social em torno das unidades de ensino.