News News

Back

Berso UFPE oferece bolsa em comunicação científica e ambiental para estudantes de Jornalismo e Comunicação Social

Podem participar alunos a partir do 4º período

A Biorrefinaria Experimental de Resíduos Sólidos Orgânicos (Berso) da UFPE abriu processo seletivo para a concessão de bolsa na modalidade ADC-2A (Apoio à Difusão do Conhecimento), destinada a estudantes regularmente matriculados nos cursos de Jornalismo e/ou Comunicação Social, a partir do 4º período. A bolsa oferece a oportunidade de atuar na comunicação voltada para a área científica e ambiental, contribuindo para a divulgação das atividades da Berso e do conhecimento gerado nessa área.

A Berso é um espaço de pesquisa e inovação da UFPE dedicado à investigação de processos de biorrefinaria a partir de resíduos orgânicos. A sua missão é contribuir para a sustentabilidade e a geração de conhecimento na gestão dos resíduos sólidos, seguindo os princípios da economia circular e da preservação ambiental.

Os requisitos para se candidatar à bolsa são: estar regularmente matriculado nos cursos de Jornalismo e/ou Comunicação Social a partir do 4º período; ter interesse em atuar na comunicação e na divulgação de conteúdo científico e ambiental; demonstrar familiaridade com tecnologias da informação e comunicação, incluindo o uso de sites e redes sociais (Instagram, Linkedin etc.); possuir habilidades em fotografia para ilustrar o conteúdo; apresentar o currículo Lattes atualizado; e ter disponibilidade para dedicar 20 horas semanais às atividades relacionadas à bolsa.

Os selecionados para a bolsa ADC-2A receberão bolsa no valor de R$ 700,00 mensais.

Os bolsistas selecionados serão envolvidos em diversas atividades, incluindo: produção de conteúdo para a divulgação das atividades e projetos da Berso; criação de materiais para redes sociais, sites e outros meios de comunicação; participação em reuniões de pauta e discussões sobre os temas a serem abordados; realização de pesquisa e análise de fontes para fundamentar os conteúdos produzidos; e disseminação do conteúdo utilizando tecnologias da informação e comunicação.

Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário de inscrição até o dia  21 deste mês, disponível aqui; anexar cópia do currículo Lattes atualizado; anexar cópia do Histórico Escolar; e anexar comprovante de matrícula nos cursos de Jornalismo e/ou Comunicação Social.

O processo seletivo será dividido em etapas: análise de documentos - avaliação dos currículos Lattes, comprovantes de matrícula e histórico escolar; seleção para entrevista - os candidatos pré-selecionados serão contatados para agendar uma entrevista; entrevista - entrevistas individuais para discutir o interesse dos candidatos e suas habilidades, incluindo o uso de tecnologias; seleção final - Com base na análise de documentos e entrevistas, os bolsistas selecionados serão anunciados.

Mais informações
bersoufpe@gmail.com

Date of last modification: 17/08/2023, 15:02