Editora UFPE marcou presença em dois encontros nacionais de publicadoras universitárias realizados em São Paulo

Eventos promovidos pela Abeu permitiram compartilhar ideias e fechar parcerias de fomento à maior circulação de livros acadêmicos

A Editora UFPE, representada pelo diretor Junot Cornélio Matos e pelo vice-diretor Diogo Cesar Fernandes, participou, de 9 a 12 deste mês, de dois eventos promovidos pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), na Fundação Editora Unesp, em São Paulo: a 34ª Reunião Anual de afiliadas e o 4º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica. Entre os resultados estão a futura participação da publicadora pernambucana no estande da Abeu na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que será realizada em julho na capital paulista.

Outro fruto da participação da Editora UFPE foi o estabelecimento de uma parceria com a Editora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para a realização conjunta de uma feira do livro universitário no Recife e em Campina Grande no próximo mês de junho, em datas a serem ainda definidas, mas devendo coincidir com a abertura do semestre letivo da UFPE e com a festividade junina em Campina Grande, para aproveitar o fluxo de pessoas proporcionado por ambas as ocasiões.

O objetivo é facilitar o acesso do público aos livros das duas publicadoras através de uma política promocional em comum. Também estão sendo estudadas outras ações de cooperação entre as duas casas editoriais, especialmente projetos de coedição e de editais conjuntos de captação de originais, a exemplo do que já vem sendo realizado em conjunto pela Editora UFPE e a Editora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Entre as ideias compartilhadas durante os encontros da Abeu, ficou evidente um consenso quanto ao fortalecimento de ações de colaboração que aproximem as editoras associadas em quatro frentes: coedições com compartilhamento de custos e de soluções administrativas e tecnológicas; formação não só de leitores, mas também de autores, com fomento, por exemplo, de cursos de suporte editorial para a transformação otimizada de teses e dissertações em livros; intensificação da presença das editoras nas redes sociais; e incentivo à alternativa da impressão sob demanda como forma de racionalização de custos, através da qual as tiragens de livros físicos só são produzidas industrialmente após o alcance de patamares mínimos de pré-vendas de exemplares.

No encerramento da programação, foi assinada pelos participantes a “Carta de São Paulo”, intitulada “Por uma política nacional do livro universitário: conhecimento e ciência a favor da democracia”. O objetivo do documento é conclamar a sociedade, sobretudo por se tratar de um ano eleitoral, para uma ampla defesa da democracia, da ciência e da cultura, reafirmando o compromisso das editoras universitárias com o respeito a direitos como a bibliodiversidade em favor da difusão do conhecimento e de avanços sociais. A íntegra do documento pode ser lida no site da Abeu.

BIBLIOFILIA – A Editora UFPE está em fase de elaboração de duas ações de incentivo à formação de bibliotecas pessoais e institucionais a serem lançadas no próximo semestre de 2022. A primeira é a campanha “Venha buscar seu livro”. A ideia é presentear estudantes, professores e demais servidores técnico-administrativos com um exemplar gratuito por pessoa a quem se dispuser a visitar a livraria do órgão suplementar em datas e horários previamente estipulados.

O objetivo é, além de incentivar a formação de uma biblioteca pessoal, apresentar à comunidade acadêmica o acervo de títulos e a política de descontos da Editora UFPE. Os detalhes da iniciativa serão divulgados em breve, como a lista de livros incluídos na campanha e a quantidade de exemplares disponibilizados para a doação.

A outra iniciativa é a formulação de um edital de convocação de movimentos sociais para pleitear o recebimento de doação de livros em quantidade substancial para o fortalecimento ou mesmo abertura de bibliotecas institucionais que permitam a atores da sociedade civil organizada mais fácil acesso às ideias produzidas no âmbito da UFPE e materializadas em livros físicos como suporte de circulação.

Data da última modificação: 20/05/2022, 14:46