Representantes da UAB UFPE participam da Conferência Regional de Educação Superior em Brasília

Nos dias 13 a 15 de março, a UAB UFPE esteve representada na Conferência Regional de Educação Superior – CRES+5, sediada no Centro Internacional de Convenções de Brasília. O coordenador geral da UAB UFPE, Francisco Kennedy, e a coordenadora da Especialização em Inovação e Tendências Educacionais EAD, Maria Auxiliadora Padilha, participaram ativamente do evento.

O coordenador geral UAB UFPE, Francisco Kennedy, e a coordenadora da Espacialização em Inovação e Tendências Educacionais EAD, Maria Auxiliadora Padilha. Foto: Coordenação UAB UFPE

A conferência contou com a presença de renomadas autoridades do Brasil e de países da América Latina, como o ministro da Educação, Camilo Santana; a secretária-executiva do MEC, Izolda Cela; a presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Denise Carvalho; o diretor do Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (UNESCO-IESALC), Francesc Pedró; a diretora da UNESCO no Brasil, Marlova Noleto, entre outros representantes. Além das discussões, o evento também contemplou apresentações culturais.

A programação da conferência incluiu simpósios dedicados aos 12 eixos temáticos, duas conferências, duas mesas-redondas e um fórum de políticas de educação superior. Os temas abordados foram variados, como a integração regional da América Latina e Caribe, diversidade cultural, desenvolvimento sustentável, papel das mulheres na educação superior, financiamento e governança das instituições educacionais, entre outros aspectos fundamentais para o contexto acadêmico atual.

Francisco Kennedy ressaltou a importância da estrutura do evento, destacando que a mesma permitiu discussões plenárias sobre cada um dos eixos temáticos. “A conferência constitui um espaço amplo de diálogo para pensar uma educação superior de qualidade para todos, independentemente da modalidade de oferta. Essa iniciativa proporcionou reflexões e definições de diretrizes essenciais para a construção de um futuro promissor, esmerado na cidadania, na justiça social e em outros elementos fundamentais para uma formação plena”, afirmou.

O reitor da UFPE, Alfredo Gomes, e o coordenador geral UAB UFPE, Francisco Kennedy. Foto: Coordenação UAB UFPE

CRES+5 - A Conferência Regional de Educação Superior representa uma oportunidade para avaliar as conquistas do ensino superior na América Latina e no Caribe, ao mesmo tempo em que define as prioridades para a próxima década. O evento atrai uma gama de participantes, incluindo reitores, diretores, acadêmicos, trabalhadores da educação, estudantes, redes de ensino superior, associações profissionais, centros de pesquisa, sindicatos e representantes de organizações governamentais e não governamentais e interessados no aprimoramento da educação superior no continente.

Redação: Danielle Lins - comunicadora social
Fotos: Coordenação Geral UAB UFPE