Programa e Bolsas de Estudos Programa e Bolsas de Estudos

Listamos abaixo alguns dos Programas que oferecem Bolsas de Estudos. Para obter mais informações sobre as oportunidades de cada iniciativa basta clicar na imagem.

 

EDITAIS COM VAGAS ABERTAS

Programa BE a DOC - GCUB (Europa)

Estão abertas até 15 de setembro as inscrições do Programa BE_a_DOC: Brazil-Europe Doctoral and Research 2018, do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). A iniciativa oferta mais de 800 vagas para Doutorado Sanduíche e estágios de pesquisa no exterior em diversas áreas. Candidatos brasileiros podem concorrer a vagas em uma das universidades europeias pertencentes ao Coimbra Group europeu que aderiram ao programa. O BE a DOC não oferece bolsas de auxílio financeiro aos candidatos, mas algumas instituições de destino podem conceder benefícios e apoios aos selecionados, o que deve ser checado individualmente em cada oferta. As mobilidades devem ser realizadas entre fevereiro de 2018 e janeiro de 2019.

Bolsas parciais de Graduação e Pós-Graduação na Irlanda

As universidades irlandesas ofertam uma ampla gama de auxílios disponíveis para estudantes brasileiros. As universidades oferecem bolsas parciais de até €35 mil euros para alunos interessados em cursar a graduação ou a pós-graduação na Irlanda. As oportunidades são oferecidas pelas seguintes instituições: National College of Ireland, Trinity College Dublin, University College Dublin, Maynooth University, University of Limerick, Griffith College, Dublin City University, Dublin Business School, University College Cork, e Waterford Institute of Technology. 

Bolsas de Pós-Graduação do CNPq

Estão abertas as inscrições para bolsas de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) nas categorias Doutorado pleno no Exterior (GDE), Pós-Doutorado (PDE), Doutorado Sandwich (SWE) e Estágio Sênior (ESN). As condições e prazos de inscrição de cada chamada devem ser consultadas no site do Conselho. As propostas devem ser transmitidas ao CNPq, exclusivamente via internet, até às 23:59 (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos), sem tolerância, da data limite, horário de Brasília. Recomenda-se o envio com antecedência, já que podem ocorrer eventuais problemas técnicos e congestionamentos.

Bolsas de Mestrado e Doutorado Erasmus Mundus

Está aberto o período de solicitação de bolsas para os 116 programas de Mestrado Erasmus Mundus (Erasmus Mundus Joint Master Degrees) e os 29 programas conjuntos de Doutorado EM (Erasmus Mundus Joint Doctorates) que começarão, respectivamente, em Setembro de 2015 (mestrado) ou no curso 2015-16 (doutorado). A solicitação de bolsa deve ser feita no site de cada mestrado e doutorado, pois cada um deles tem seu próprio programa de bolsas. A maioria dos consórcios requerem que o estudantes submetam as candidaturas entre outubro e janeiro, para cursos iniciados no próximo ano acadêmico. É aconselhável o contato direto com o coordenador de cada programa de mestrado ou doutorado (seus dados de contato se encontram-se no site de cada um dos programas).

Para pedir uma bolsa de Mestrado, confira a lista completa das ofertas.  

 

OUTROS PROGRAMAS DE BOLSAS DE ESTUDOS

Apesar de não estarem recebendo inscrições no momento, oferecemos informações sobre outros Programas que oferecem oportunidades a nossos alunos periodicamente. Para saber quando será lançado um novo edital é importante que o estudante acompanhe as publicações em nossa parte de Informes e no Facebook da Diretoria de Relações Internacionais. 

Orange Tulip Scolarship

O Programa Orange Tulip Scholarship Brazil (OTS) do Nuffic Neso Brazil, oferece bolsas de estudos (integrais ou parciais) destinadas a cobrir o valor da anuidade de uma das universidades holandesas participantes da iniciativa e, em alguns casos, inclui ainda custos adicionais, como visto e seguro. O OTS abrange cursos em diversas áreas de estudo e nos seguintes graus de formação: bacharelado completo, último ano da graduação, MBA e mestrado completo.  Todos os cursos serão ministrados em inglês.

O grande atrativo dessas bolsas, que privilegiam a excelência acadêmica, é a exclusividade para brasileiros, o que aumenta consideravelmente as chances do candidato. Existem diversas opções que financiam 100% do valor do curso e ainda algumas que ofertam também ajuda de custo.

O Orange Tulip Scholarship Brazil tem como foco não só os elegíveis às bolsas do Ciência sem Fronteiras (CsF), mas principalmente os que estão fora das áreas prioritárias ou estão à procura de um curso em outros níveis de estudo, como mestrado. A cada ano, a lista do OTS é renovada quanto às instituições holandesas de ensino superior participantes, aos cursos contemplados e à quantidade de bolsas disponíveis. Geralmente são ofertados cursos de bacharelado completo, de último ano de graduação, de mestrado completo e de MBA. 

Bolsas Santander Universidades

Programa que oferece bolsas de estudo de um semestre para intercâmbio cultural em universidades em todo o mundo, com o objetivo de aprimorar a formação acadêmica dos alunos e prepará-los para os desafios do mercado de trabalho e do mundo contemporâneo, que atravessam fronteiras. O Programa oferece bolsas de estudo que abrangem o intercâmbio cultural em mais de 11 países. A UFPE já participou dos Programas de Bolsas Íbero-americanas e Luso-brasileiras e do Top USA (pós-graduação).

ELAP

O Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP) contempla bolsas de curta duração (4-6 meses) para estudantes de graduação, mestrado e doutorado que tenham interesse em estudar ou realizar sua pesquisa no Canadá.

O objetivo do programa é favorecer o aperfeiçoamento dos recursos humanos de uma nova geração de líderes nas Américas, ao mesmo tempo em que consolida as relações entre as instituições de ensino superior brasileiras e canadenses.

Programa Chevening

As bolsas de estudo Chevening são concedidas desde 1983 pelo governo britânico para alunos de mais de 160 países, incluindo o Brasil, que tenham sido aprovados em universidades do Reino Unido. Em 2014/2015 foram oferecidas mais de 600 bolsas. Hoje, existem cerca de 43.000 ex-bolsistas Chevening pelo mundo. A bolsa cobre as passagens de ida e volta para o Reino Unido, anuidade de até £ 13.000 (caso este valor seja ultrapassado, o aluno deverá arcar com o valor remanescente) e gastos com despesas pessoais. Em geral, as bolsas são concedidas para programas de pós-graduação de um ano (mestrado ou MBA). Candidatos das mais diversas áreas (humanas, exatas e biológicas) podem concorrer.

 

OUTRAS INICIATIVAS

Inglês sem Fronteiras

O Programa Inglês sem Fronteiras foi elaborado a partir da necessidade de se aprimorar a proficiência em língua inglesa dos estudantes universitários brasileiros, com o objetivo de proporcionar-lhes oportunidades de acesso a universidades de países anglófonos por meio do Programa Ciência sem Fronteiras. Para atender tal demanda, suas ações incluem a oferta de cursos a distância e cursos presenciais de língua inglesa, além da aplicação de testes de proficiência. Essa iniciativa possui um escopo ainda mais abrangente. Fruto do trabalho conjunto entre o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Educação Superior (SESu) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), seu principal objetivo é incentivar o aprendizado do idioma inglês e propiciar uma mudança abrangente e estruturante no ensino de idiomas estrangeiros nas universidades do País.

My English Online - Curso de inglês oferecido pelo MEC e Capes, o My English Online é baseado na ferramenta para ensino de idiomas MyELT, que oferece aos usuários um pacote completo de atividades interativas para o estudo da língua inglesa em qualquer horário e em qualquer lugar. O usuário terá acesso a livros interativos, leituras graduadas (National Geographic), exercícios de gramática (com correção imediata), dicionários, atividades para prática oral e testes de acompanhamento.

Para informações/Dúvidas sobre o IsF NUCLi/UFPE envie e-mail para: contato.nucli.ufpe@gmail.com