Voltar

DRI divulga relatório referente à autoavaliação das ações de internacionalização no âmbito da Pós-Graduação da UFPE

A DRI divulga o Relatório de Autoavaliação das Ações de Internacionalização no Âmbito da Pós-Graduação da UFPE. O levantamento foi realizado através de formulário enviado diretamente aos programas de Pós-graduação no segundo semestre de 2021.

O relatório demonstra que 77% dos cursos de Pós-graduação respondentes conhecem o Plano de Internacionalização 2017-2027 da UFPE e 70% deles avaliam que possuem planos estratégicos parcialmente convergentes com ele. 89% dos PPGs preveem ações de internacionalização em seus planos estratégicos para o quadriênio 2021-2024, 36% deles prevendo inclusive a criação de uma comissão interna voltada a estas ações.

Em relação às línguas estrangeiras, 48% dos programas acredita que o inglês é a língua estrangeira fundamental para as suas ações de internacionalização (o que é reforçado pelo fato de 66% dos artigos dos docentes dos PPGs ser redigido em inglês, antes mesmo de português, com apenas 24%). 24% dos programas acreditam que o espanhol é fundamental para o desenvolvimento de suas ações e 13% o francês. Os eventos científicos ainda são majoritariamente realizados em português (53%), que também é o idioma mais utilizado na produção de capítulos de livros pelos docentes (52%). 37% dos programas possui site oficial institucional em língua estrangeira. Dentre as atividades conduzidas em língua estrangeira, possuem destaque as palestras, seminários e workshops.

48% dos cursos contam com a colaboração de pesquisadores estrangeiros para ministrar aulas, palestras eventuais ou orientar/co-orientar discentes e 36% dos PPGs possuem estudantes estrangeiros matriculados. 30% dos programas possuem teses de doutorado em regime de co-tutela com IES estrangeiras.

Estas e outras informações podem ser obtidas no relatório, disponível aqui.

Data da última modificação: 17/12/2021, 13:06