Notícias Notícias

Voltar

[BRONZE] - Olimpíadas Brasileira de Oceano

Uma equipe formada por quatro alunos do curso de graduação em Oceanografia da UFPE participou da primeira edição da Olimpíada Brasileira do Oceano (O2), realizada no ano passado e cujo resultado foi divulgado ontem (8) em uma live no YouTube. O projeto desenvolvido pelos alunos da UFPE recebeu medalha de ouro na etapa regional (Nordeste) e classificou-se assim para a etapa nacional da olimpíada. Nesta etapa, os projetos foram reavaliados por uma nova comissão e o trabalho desenvolvido pelos alunos do curso de Oceanografia recebeu medalha de bronze

A equipe da UFPE inscrita na olimpíada foi formada pelos alunos Emmanoel Antonio Almeida Cavalcanti, João Antonio Andrade de Souza, Marcello Soares Santos e Pedro Henrique Alves Maciel. Eles foram orientados pelo professor Gilvan Takeshi Yogui, do Departamento de Oceanografia. A equipe concorreu na modalidade “Projetos Socioambientais”, que recebeu 72 inscrições e contou com a participação de mais de 570 alunos de todo o Brasil.

          O projeto desenvolvido pelos alunos da UFPE – intitulado “Oceanografia no dia a dia” – teve como objetivo a disseminação do conhecimento sobre o oceano junto a alunos do 2° ano do Ensino Médio na Erem Corsina Braga, localizada no município de Cachoeirinha, no Agreste pernambucano. Assim, alunos da rede pública do interior do Estado tiveram a oportunidade de compreender melhor a conexão entre o oceano e a humanidade, que existe até mesmo com as pessoas que moram distantes do litoral. Os produtos do projeto incluíram: (1) palestras presenciais na Erem Corsina Braga, (2) a elaboração de uma cartilha sobre a importância do oceano para a sociedade e (3) a criação de perfis nas redes sociais para publicação de conteúdos sobre o oceano sua relação com o dia a dia das pessoas. Vale a pena conferir os vídeos postados pelos alunos no TikTok. 

            A Olimpíada Brasileira do Oceano (O2) é um projeto educacional para a promoção da cultura oceânica, ou seja, a compreensão do papel do oceano em nossas vidas, bem como a influência de nossas ações sobre o oceano. Ela é organizada pelo Maré de Ciência, uma proposta inovadora de difusão científica e engajamento para fortalecer a interface entre ciência, políticas públicas e sociedade. Esse projeto é uma realização da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e conta com diversas parcerias e apoios, incluindo MCTI, CNPq, British Council, Newton Fund e Unesco. A iniciativa alinha-se com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) e com ações para atingir as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

A primeira edição da olimpíada contou com as seguintes modalidades: (1) prova de conhecimento, (2) projetos socioambientais e (3) produções artísticas, culturais e/ou tecnológicas. No total, mais de 3.300 alunos desde a educação básica até o Ensino Superior participaram da edição 2021 da Olimpíada Brasileira do Oceano. O edital e regulamento da edição 2022 foi divulgado ontem (8) e pode ser baixado aqui. As inscrições on-line começam no dia 1° de maio e devem ser feitas por um educador responsável pelos alunos participantes.

 

Mais informações
Professor Gilvan Yogui
gilvan.yogui@ufpe.br 

Data da última modificação: 10/03/2022, 16:02