Departamento de Eletrônica e Sistemas

Notícias Notícias

Voltar

Rede de Laboratórios de Fotônica da UFPE é credenciada no Sistema Nacional de Laboratórios de Fotônica do MCTI

FotonNetUFPE é coordenado pelos professores Anderson Gomes (DF) e Joaquim Martins (DES), vice

Com uma proposta que envolve os laboratórios de óptica e fotônica do Departamento de Física (DF), do Departamento de Eletrônica e Sistemas (DES) e do Departamento de Química Fundamental (DQF), a UFPE foi a única universidade do Norte e Nordeste a credenciar um laboratório multiusuário de pesquisa, o FotonNetUFPE, junto ao recém-criado Sistema Nacional de Laboratórios de Fotônica (Sisfóton) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Figurando entre os 11 laboratórios de fotônica aprovados pelo Sisfóton no país, dentre os 45 que se submeteram, essa unidade vai receber, inicialmente, o aporte de recursos da ordem de R$ 500 mil.

Sob a coordenação do professor Anderson Gomes (DF), e vice-coordenação do professor Joaquim Martins (DES), o FotonNetUFPE conta com mais 14 docentes pesquisadores dos três departamentos envolvidos. “Conseguimos juntar os grupos aderentes para a formulação de uma proposta única da UFPE, o que deu força à iniciativa e vai gerar mais integração interna, visibilidade e aumentar as possibilidades de interações externas e captação de recursos no futuro”, afirma Martins. Ele complementa: “Um laboratório credenciado no Sisfóton é, por definição, um laboratório ou rede de laboratórios de caráter multiusuários, direcionados à pesquisa, ao desenvolvimento e à prestação de serviços tecnológicos, ao empreendedorismo e à inovação em Fotônica e que se comprometem a disponibilizar, no mínimo, 30% do tempo de uso da sua estrutura laboratorial, equipamentos, técnicas e expertise a usuários externos, tanto públicos quanto privados”.

PESQUISAS – As principais linhas de atuação do FotonNetUFPE são nas áreas de Óptica Não Linear, Dispositivos Fotônicos, Técnicas de Diagnóstico por Imagem, Materiais Avançados para Fotônica, Sensores Ópticos e em Sistemas e Redes de Comunicação por Fibra Óptica. Os laboratórios integrantes (e seus pesquisadores) atuam, também, em biofotônica, nanofotônica e plasmônica, óptica quântica e espectroscopia atômica e não linear. 

Para o professor Joaquim Martins, o credenciamento do FotonNetUFPE no Sisfóton do MCTI representa uma oportunidade para aumentar a interação entre os grupos da UFPE aderentes ao tema através do compartilhamento de infraestrutura e expertise em pesquisa, entre si e com parceiros externos, da academia, de institutos de C&T e da indústria, para a captação de recursos, formação de recursos humanos e geração de tecnologias inovadoras em fotônica.

Data da última modificação: 18/06/2021, 17:00

Contato Contato

Secretaria do Departamento
Karina Lima
(81) 2126 8217
Secretaria da Pós Graduação
Andrea Tenório
(81) 2126.7117

Gestão Gestão

Profº. João Marcelo Xavier Natário Teixeira

Chefe do Departamento

(81) 2126.8217
Profº.Guilherme Nunes Melo

Coordenador da Graduação em Engenharia Eletrônica

(81) 2126-7794
Profº. Daniel Pedro Bezerra Chaves

Coordenador da Graduação em Engenharia de Telecomunicações

(81) 2126-8217
Profº. Juliano Bandeira Lima

Coordenador de Pós-Graduação

(81) 2126-7115

Localização Localização