Departamento de Terapia Ocupacional (CCS)

Sobre

        O Departamento de Terapia Ocupacional foi criado, como unidade autônoma, em 1998, conforme autorização do Conselho Universitário (incluir nº do documento – SE houver). Sua sede foi inaugurada em 09.01.2002, contando com salas de aulas, 5 laboratórios de ensino e pesquisa, área administrativa e salas para os professores. A expansão do Departamento de Terapia Ocupacional está em fase de elaboração de projetos executivos e provisão orçamentária e financeira.

A principal finalidade do Departamento é desenvolver o ensino, pesquisa e extensão, com formação de profissionais, produção de conhecimentos e oferta de serviços no campo da Terapia Ocupacional.

Na área do ensino mantém o Curso de Graduação de Terapia Ocupacional. Além disso, tem forte inserção nas atividades e projetos de extensão; no desenvolvimento de pesquisas, estando em planejamento a criação de um programa de pós-graduação stricto sensu. Também colabora em programas de pós-graduação como o mestrado de Saúde da Criança e Adolescente (CCS) e nas Residências Multiprofissional em Saúde da Família (CCS) e Saúde da Mulher (HC).

O quadro permanente de docentes do Departamento de Terapia Ocupacional é de 21 professores.

 

HISTÓRICO

Antes do Departamento de Terapia Ocupacional, o Curso fazia parte do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (1991/1998); Departamento de Reabilitação (1973/1991) e pelo Instituto Universitário de Reabilitação (1962/1973).

A profissão de Terapia Ocupacional foi regulamentada como de nível superior pelo Decreto Lei nº 938, de 13 de outubro de 1969 tornando o exercício profissional  privativo dos terapeutas ocupacionais, diplomados por cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação.  Essa data é comemorada como dia nacional do terapeuta ocupacional.

O Curso de Terapia Ocupacional da UFPE foi reconhecido, através do Decreto nº 72.213, de 11 de maio de 1973 e retificado pelo Decreto nº 73.666, de 15 de fevereiro de 1974. O curso foi pioneiro no Nordeste e em universidade federal. Em 2019, é o único curso de Terapia Ocupacional em atividade em Pernambuco. 

Banners Banners

Destaques Destaques

Eventos Eventos

Contatos Contatos

Ivo de Andrade Lima Filho
Chefe do Departamento de Terapia Ocupacional
21268591

Localização Localização

Av. Jorn. Aníbal Fernandes, 273 - Cidade Universitária, Recife - PE, 50740-560

Links Links