Departamento de Genética
- UFPE/
- Institucional/
- Campi / Centros Acadêmicos/
- Campus Recife/
- Centro de Biociências (CB)/
- Departamento de Genética/
- Todos os informes/
- Professor da UFPE integra ranking mundial do 1% dos pesquisadores sobre câncer cervical
Navegação Navegação
Notícias Notícias
Professor da UFPE integra ranking mundial do 1% dos pesquisadores sobre câncer cervical
Antonio Carlos de Freitas lidera laboratório que desenvolve pesquisas sobre a biologia da infecção pelo HPV e desenvolvimento do câncer cervical
O professor Antonio Carlos de Freitas, do Departamento de Genética da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), está no ranking do 1% dos pesquisadores sobre câncer cervical em todo o mundo na última década, de acordo com levantamento realizado na base de dados PubMed pela Expertscape. Ele é chefe e líder científico do Laboratório de Estudos Moleculares e Terapia Experimental (Lemte), que desenvolve pesquisas sobre a biologia da infecção pelo HPV e desenvolvimento do câncer cervical, bem como o desenvolvimento de estratégias de tratamento e controle da progressão tumoral a partir de vacinas de DNA.
“Este reconhecimento coroa 11 anos de estudos relacionados ao câncer cervical e infecção pelo HPV desenvolvidos pelo meu laboratório”, destaca o professor. Nesse período, o laboratório teve vários projetos aprovados em editais como Universal do CNPq, Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) e Programa de Apoio a Núcleos Emergentes (Pronem), entre outros.
Estão em andamento um projeto ligado ao Edital Programa Institucional de Internacionalização (Capes-Print) e outro de colaboração internacional (Facepe) com o Instituto Regina Elena, em Roma, na Itália, em colaboração com o professor Aldo Venuti. Ambos são voltados para o desenvolvimento de vacinas de baixo custo aplicadas, entre outras doenças, ao câncer cervical.
O professor destaca ainda a formação de profissionais especializados em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado, contribuindo para disponibilização de recursos humanos altamente capacitados nos estudos relacionados ao câncer cervical. “Este reconhecimento vem referendar a importância da UFPE no cenário nacional e mundial de pesquisas relacionadas à compreensão, controle e tratamento do câncer cervical, bem como a formação de recursos humanos nesta área”, afirma.
Mais informações
Professor Antonio Carlos de Freitas
antonio.cfreitas@ufpe.br