Departamento de Fisioterapia

Informes Informes

Voltar

Professora de Fisioterapia da UFPE vence Prêmio Patente do Ano

Os estudos para a geração da patente foram motivados por demanda da então doutoranda Shirley Campos na UFMG

A professora Shirley Lima Campos, do Departamento de Fisioterapia da UFPE, é uma das inventoras do “Método e sonda de aspiração endobronquial de secreções", procedimento e produto vencedores do Prêmio Patente do Ano, lançado em 2020 pela Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI). O trabalho, desenvolvido há dez anos, durante seu doutorado realizado na UFMG, também tem autoria de Marcos Pinotti Barbosa, Claysson Bruno Santos Vimeiro e Daniel Neves Rocha e foi reconhecido como a melhor patente na área da Covid-19. Agora, os inventores buscam parcerias com empresas e hospitais para testar e desenvolver a tecnologia.

Os estudos para a geração da patente foram motivados por demanda da então aluna do doutorado, a professora Shirley Campos, que, na época, após uma residência em terapia intensiva, buscou a Bioengenharia e a Pós-Graduação em Engenharia Mecânica para investigar a pressão de vácuo e o nível de inserção das sondas de aspiração, tendo como foco reduzir lesões teciduais e colapso pulmonar. “Nós desenvolvemos a sonda de aspiração para resolver os problemas técnicos relacionados ao método e aos dispositivos existentes, que perduram até a data de hoje e, coincidentemente, a patente foi reconhecida justo nesse ano em que a Covid-19 se tornou o problema mundial”, explica a professora.

Atualmente, a professora está orientando, no Programa da Pós-Graduação em Fisioterapia da UFPE, uma pesquisa de mestrado que, entre outros objetivos, dá continuidade aos seus estudos, para avaliar o impacto da aspiração de secreções em pacientes acometidos por Covid-19. A pesquisa é financiada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi) da UFPE (Observatório Covid-19) e pelo CNPq, por meio da Chamada MCTIC/CNPq/FNDCT/MS/ SCTIE/Decit Nº07/2020 – Pesquisas para enfrentamento da Covid-19, suas consequências e outras síndromes respiratórias agudas graves. Para Shirley, o prêmio da ABPI é muito importante, “pois consolida a importância da pós-graduação na busca de soluções para os problemas reais”.

Segundo Shirley, o professor da UFMG que orientou o trabalho, Marcos Pinotti Barbosa, hoje falecido, “era um visionário, há dez anos já visualizava a importância de inovação e de registro de patentes, como forma de retorno à universidade e à sociedade”. O invento surgiu para solucionar problemas como a dificuldade enfrentada pelos profissionais com as sondas tradicionais, por não saberem o quanto precisavam introduzi-la para alcançar uma posição correta na sucção da secreção, além da incerteza sobre o pulmão em que ela havia entrado, gerando impasse e necessidade de repetir o procedimento várias vezes ao dia. “A solução foi criar uma sonda em formato 'V', com uma bifurcação que leva a sonda para os dois pulmões, com a opção de acionar apenas uma ou ambas”, explica.

O prêmio, apoiado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), foi entregue durante o 40º Congresso Internacional da Propriedade Intelectual da ABPI, que aconteceu de 19 a 22 de outubro. Para a análise das 12 patentes qualificadas, foi reunida uma Comissão Julgadora constituída por três professores da Divisão de Pós-Graduação e Pesquisa do INPI. A Comissão levou em conta os quesitos potencial para geração de benefícios sociais, impacto ambiental, potencial para geração de benefícios econômicos, internacionalização da proteção e participação de inventores brasileiros.

Mais informações
Professora Shirley Campos

shirley.campos@ufpe.br

Data da última modificação: 23/11/2020, 16:12

Contato Contato

Chefia de Departamento
Profa. Dra.Caroline Wanderley Souto Ferreira
(81) 2126-8490
Sub-Chefia de Departamento
Profa. Dra. Juliana Netto Maia
(81) 2126-8490
Clínica Escola de Fisioterapia

Coordenador: Prof. Dr. Joaquim Sérgio de Lima Neto Vice-Coordenadora:Profa. Dra. Angélica da Silva Tenório

(81) 2126-7696
Coordenação do Curso
(81) 2126-8492
Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia

https://www.ufpe.br/ppgfisioterapia

(81) 2126-8937

Localização Localização