Projetos de Pesquisa - Docentes Projetos de Pesquisa - Docentes

Andreia Quirino Steiner

Título: "As políticas internacionais de meio ambiente e suas implicações para a conservação dos ecossistemas marinhos costeiros no Brasil"

Descrição: O projeto visa avaliar, de forma multidisciplinar, as implicações de quatro regimes internacionais de meio ambiente na conservação dos ecossistemas marinhos brasileiros (a Convenção sobre Zonas Úmidas de Importância Internacional, Especialmente como Habitat de Aves Aquáticas ou Convenção de Ramsar; a Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção – CITES; a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar; e a Convenção sobre Diversidade Biológica – CDB), contribuindo para o conhecimento dos elementos de eficácia dos regimes internacionais de meio ambiente

Vigência: 2011-2014

Equipe: Marcelo de Almeida Medeiros (UFPE), Andrea Quirino Steiner (UFPE), Simone Marques (UFPE), Sérgio Magalhães Rezende (UFPE), Fernanda M. D. Amaral (UFRPE), Cristina Yumie Aoki Inoue (UnB), Hugo Mariz (UFPE)

Financiamento: CAPES

 

Gabriela da Silva Tarouco

1) Título: Governança eleitoral e competitividade das eleições na América Latina

Resumo: O projeto procura identificar relações entre os modelos de governança eleitoral nos países da América Latina, de um lado, e o grau de competitividade das eleições e o comportamento das oposições, de outro. A pesquisa se insere no debate da literatura sobre instituições de gestão dos processos eleitorais e sobre manipulações e fraudes eleitorais em novas democracias.

Financiamento: Fundação Fulbright  e Capes (Pós-doc)

2) Título: A dimensão pós-materialista no Sistema Partidário Brasileiro

Resumo: A proposta da pesquisa é identificar se, e em que medida, a agenda pós-materialista foi incorporada pelos partidos políticos no Brasil. A presença e relevância destas questões será pesquisada nos textos dos documentos programáticos dos partidos e nos projetos de emenda constitucional apresentados pelos parlamentares. As medidas em que questões pós-materialistas são acolhidas na agenda serão comparadas entre os partidos e em cada partido ao longo do tempo.

Equipe: Gabriela da Silva Tarouco (UFPE) - Coordenador / Rafael Machado Madeira (PUCRS) - Integrante / Mauro Victoria Soares (UFPE) - Integrante / Denise Paiva Ferreira (UFG) - Integrante / Soraia Marcelino Vieira (UFF) - Integrante.

3) Título: Mensurando a Ideologia dos Partidos Políticos na América Latina: uma atualização da classificação de M. Coppedge 15 anos depois

Resumo: A proposta da pesquisa é produzir um esquema de classificação ideológica para os partidos políticos na América Latina a partir da classificação de Michael Coppedge, de 1997. Pretende-se atualizar e ampliar a lista de partidos, conservando os mesmos métodos e critérios da classificação original. O trabalho de Coppedge (1997) foi o primeiro a sistematizar a classificação ideológica dos partidos latino-americanos e o único até o momento a oferecer uma base suficiente para comparações rigorosas. Por isso, tem sido amplamente utilizado por muitos analistas que mobilizam a ideologia partidária como variável explicativa para uma grande variedade de objetos, desde coligações eleitorais até políticas públicas. N o entanto, muitos partidos que se tornaram importantes nos últimos vinte anos não constam da lista de Coppedge e presumivelmente muitos dos que constam podem ter se movido na escala esquerda-centro-direita. Além disso, em vários países novos partidos foram criados ao longo desses quinze anos e se tornaram atores políticos relevantes.

Equipe: Denise Paiva Ferreira/Universidade Federal de Goiás (Coordenadora); Gabriela da Silva Tarouco/ Universidade Federal de Pernambuco; Pedro Santos Mundim/ Universidade Federal de Goiás; Rafael Machado Madeira/ Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Soraia Marcelino Vieira/ Universidade Federal Fluminense; Vinícius Silva Alves/ Universidade Federal de Goiás; João Carlos Amoroso Botelho / Universidade Federal de Goiás; Daniel Buquet / Universidad de la Republica (Uruguay).

Financiamento: Chamada 43/2013 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas.

 

Marcos Aurélio Guedes

Cultura Estratégica do Cone Sul e da Região Andina: Conflito ou Acomodação

Descrição: O projeto propõe a realização de estudo comparativo acerca das culturas estratégicas de dois blocos de países-chaves da região -Brasil, Chile, Argentina por um lado, e Venezuela, Bolívia e Colômbia por outro-, tendo como ponto de partida as estratégias nacionais de defesa, com o objetivo de identifica os elementos que indicam potencialmente conflito e/ou cooperação.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

VIGILÂNCIA NAS FRONTEIRAS E MUROS VIRTUAIS: Um Estudo Analítico de Políticas Públicas e Sistemas Operacionais de Proteção às Estruturas Estratégicas Terrestres

Descrição: Visa financiar a formação de mestres e doutores; apoiar a elaboração de estudos e pesquisas originais pelos membros das equipes visando o desenvolvimento do debate cientifico na área em estudo e a publicação em coletâneas e revistas cientificas de renome; e apoiar a consolidação dos programas de Mestrado e Doutorado ligados as instituições parceiras..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Segurança Sul-Americana Comparada

Descrição: Explorar a cultura e o discurso dos White Papers de Defesa na América do Sul de forma comparada.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. CNPq.

 

Ricardo Borges Gama Neto

Competência Governamental, Voto Econômico e Continuidade Política: Determinantes do Voto nos Estados Brasileiros, 1987 a 2012

 

Descrição: Esta é uma pesquisa sobre a relação entre competência governamental e a probabilidade dos governos estaduais de conseguirem fazer seus sucessores ou dos governantes se reelegerem nas próximas eleições. As unidades de análise são os estados brasileiros no período de 1987 a 2012. Objetivo Geral Estudar a relação entre competência governamental e a probabilidade dos governos estaduais de conseguirem fazer seus sucessores ou dos governantes se reelegerem nas próximas eleições. Objetivos Específicos Desenvolver uma metodologia para medir competência governamental; Analisar como a competência governamental impacta na escolha dos eleitores; Compreender como a reeleição e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) impacta na eficiência das políticas públicas. .

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

 

Integrantes: Ricardo Borges Gama Neto - Coordenador.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.