Notícias Notícias

Voltar

Professor Cesar Augusto Moraes de Abreu recebe título de Professor Emérito da UFPE

Cerimônia ocorreu no Auditório João Alfredo no prédio da Reitoria

O professor Cesar Augusto Moraes de Abreu, do Departamento de Engenharia Química da UFPE, recebeu ontem (11) o título de Professor Emérito da Universidade Federal de Pernambuco por sua destacada atuação no desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química e o da ciência no Estado. A sessão solene de outorga foi presidida pelo reitor Alfredo Gomes e realizada no Auditório João Alfredo, no prédio da Reitoria, na presença de familiares, amigos, colegas e ex-alunos do homenageado.

Foto: Passarinho

Cesar Augusto recebe o diploma do reitor Alfredo Gomes

A mesa foi formada pelo reitor Alfredo Gomes, pró-reitora para Assuntos Acadêmicos, Magna do Carmo Silva, que representou os pró-reitores da Universidade; Antônio Coelho, diretor do Departamento de Engenharia Química, representando o Centro de Tecnologia e Geociências (CTG); e o professor do departamento Maurício Alves da Mota Sobrinho, ex-aluno de Cesar Augusto e responsável pelo discurso panegírico.

Maurício Alves destacou a importância do professor Cesar Augusto, definindo-o como “a alma da Pós-Graduação em Engenharia Química”. “Durante toda sua vida, ele impulsionou e carregou nas costas o programa, incentivando pesquisas e trazendo vários pesquisadores, nacionais e internacionais, para a instituição”, salientou Mota Sobrinho. O discurso ainda destacou sua atuação como coordenador da pós, autoria em três patentes, seu trabalho na criação do Laboratório de Processos Catalíticos e sua orientação em cerca de 50 dissertações de mestrado e 30 teses de doutorados.

A solenidade prosseguiu com a trasladação das vestes talares, a leitura e a assinatura do ato de outorga, além da assinatura do diploma.

Emocionado, o professor Cesar Augusto Moraes agradeceu a homenagem e se disse honrado em receber o título. Em seu discurso, ele falou sobre como o momento em que ingressou na UFPE bateu com um momento de transformação nas universidades públicas, “as universidades deixavam de serem repassadoras de conhecimento para produzirem seus próprios conhecimentos”.  Ainda nesse contexto, o professor destacou sobre como a Química da UFPE, durante o período em que atuou na Universidade, se adaptou por conta dos diversos momentos de transições. No decorrer de sua fala, Cesar Augusto contou como foi desenvolvida a Pós-Graduação em Engenharia, desde seu inicio em 1994 até sua efetivação plena 2005, quando da criação do doutorado.

Já nos momentos finais, o professor pediu licença para que pudesse falar em primeira pessoa, externando sobre como estava se sentindo no momento. “Estou me sentindo muito feliz e radiante com esse reconhecimento, é algo inesperado”, disse. Cesar Augusto agradeceu a alguns ex-alunos presentes, dizendo que estava grato por ter feito parte da história deles.

Finalizando a cerimônia, o reitor Alfredo Gomes parabenizou o Departamento de Engenharia Química pela nomeação do professor para o título de Emérito. Alfredo também destacou a importância que Cesar Augusto tem na produção de pesquisas na área de Química e na formação de pesquisadores e professores na UFPE. “A UFPE, nesse momento, faz justiça à importância e à relevância ao trabalho do professor Cesar, uma história de dedicação a Universidade”, colocou.

FORMAÇÃO – Cesar Augusto Moraes de Abreu possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (1972), mestrado em Físico-Química Aplicada pela Universidade Federal de Pernambuco (1978), doutorado em Gènie de Procédés Industriels na Université de Technologie de Compiegne/UTC, França (1985) e pós-doutorado em Reatores Catalíticos Multifásicos no LSGC/CNRS-ENSIC, Nancy, França. Tem experiência na área de Engenharia da Reação Química, com ênfase em Engenharia de Processos e Reatores Catalíticos. O professor ingressou na UFPE em 1994, onde permaneceu até o ano de sua aposentadoria em 2016.

Confira o álbum de fotos da cerimônia, de autoria do fotógrafo Passarinho, da Ascom UFPE.

 

 

Data da última modificação: 12/12/2019, 15:18

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco Rua Av. da Arquitetura, s/nº CEP - 50740-550

(81) 2126 8200 / 2126 8700
Para alunos - formulário

Localização Localização