Notícias Notícias

Voltar

Alunos da UFPE realizam oficina de reciclagem de óleo de cozinha

Trabalho foi realizado sob a orientação da professora Ana Paula Lima Pacheco, do DEQ

Foto: Divulgação

Objetivo foi orientar comunidade sobre descarte indevido de óleo de frituras

Os alunos da disciplina de Gestão de Resíduos Químicos, do curso de Química Industrial, vinculado ao Departamento de Engenharia Química (DEQ) da UFPE, com a colaboração dos alunos de iniciação científica do grupo Sispolimerr – DEQ/UFPE (Sistemas Poliméricos Especiais, Radiorresistentes e Radiossensíveis), realizaram oficina de preparação de sabão na garrafa PET com reciclagem de óleo de cozinha. A atividade aconteceu, na tarde do último sábado (27), numa comunidade da Pastoral da Criança do Ipsep Ramo São Vicente de Paulo.

Sob a orientação da professora Ana Paula Lima Pacheco, do DEQ, os alunos ministraram a oficina de educação ambiental voltada à teoria sobre os problemas gerados pelo descarte indevido do óleo de frituras e a necessidade da reciclagem deste óleo para preservação do meio ambiente. Em seguida, os participantes aprenderam experimentalmente a fazer o sabão na garrafa PET, receberam o procedimento experimental e um kit com material de uso doméstico (vinagre, álcool comum, soda cáustica em escamas e uma porção de óleo usado) para fazer o sabão.

Esta ação teve o propósito de conscientizar a comunidade a respeito do prejuízo ambiental que pode causar o despejo de óleo na rede de esgoto; motivar a reciclagem doméstica deste óleo com a vantagem de produzir sabão para o próprio consumo; ensinar medidas alternativas para o uso de copos descartáveis de café e tampinha de garrafa; divulgar a proposta dos alunos, intitulada “EU e + UM”, que sugere que depois de sua conscientização sobre preservação ambiental, a pessoa deve repassar este conhecimento para mais uma pessoa, pelo menos. 

Além disso, a professora Ana Paula Lima Pacheco e seus alunos de graduação exercitaram atividades de extensão, levando a UFPE e suas expertises às comunidades. Este processo pretende unificar as partes envolvidas e promover transformações para gerar a capacidade crítico-reflexiva, profissional, bem como educativa, social, cultural, científica e tecnológica. 

Mais informações
Professora Ana Paula Lima Pacheco

apclima@gmail.com

Data da última modificação: 30/04/2019, 14:58

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco Rua Av. da Arquitetura, s/nº CEP - 50740-550

(81) 2126 8200 / 2126 8700
Para alunos - formulário

Localização Localização