Fachada do prédio do CTG

O CTG

Com uma longa história e tradição, a Escola de Engenharia de Pernambuco é a primeira das regiões Norte e Nordeste e a quarta mais antiga do Brasil com cursos de Engenharia. Criada em 03 de junho de 1895 sob a responsabilidade do governo estadual, foi motivada pelo progresso promovido pela construção de ferrovias e a crescente urbanização da cidade do Recife. Em 1946, a Instituição foi agrupada a outras escolas de nível superior existentes em Pernambuco para a criação da Universidade do Recife (UR). Em constante desenvolvimento acadêmico, em 1967 a UR foi integrada ao grupo de instituições federais, recebendo a denominação de Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A Escola de Engenharia de Pernambuco, atualmente, também é nomeada como Centro de Tecnologia e Geociências (CTG). Em funcionamento no Campus Recife da UFPE, mantém como em sua origem o funcionamento de cursos de Engenharia, tendo atualmente como oferta: Engenharia de Alimentos, Engenharia Biomédica, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Energia, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia de Minas, Engenharia Naval, Engenharia de Produção, Engenharia Química e Engenharia de Telecomunicações.

Além desses, também congrega os cursos de: Geologia, Química Industrial e Oceanografia.

Notícias Notícias

Voltar

UFPE e Instituto Sprinkler Brasil firmam convênio de pesquisa

Com vigência de 24 meses, o acordo prevê a concessão de uma bolsa de mestrado

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Instituto Sprinkler Brasil assinaram convênio de pesquisa, na manhã de hoje (10), no Gabinete do Reitor, localizado na Reitoria da Universidade, no Campus Recife. O acordo visa ao desenvolvimento do projeto denominado Dinâmica do Incêndio em Edificações, com concessão de bolsa de mestrado e ampliação de referências bibliográficas.

Foto: Passarinho

Acordo é festejado por professores de Engenharia da UFPE

Firmado pelo reitor Anísio Brasileiro, e pelo diretor-geral do Instituto Sprinkler Brasil, Marcelo Lima, o convênio enfoca a área de Engenharia de Incêndio e sistemas de sprinklers, que são chuveiros automáticos que combatem o fogo em edificações. Com vigência de 24 meses, o acordo prevê a concessão de uma bolsa de mestrado, que será destinada ao mestrando em Engenharia Civil pela UFPE Mateus Buarque – o qual estuda esta área –, além da aquisição de referências bibliográficas principalmente internacionais.

“A assinatura do convênio entre o Instituto Sprinkler Brasil e a UFPE é um marco, é um reconhecimento do instituto para com a competência da nossa Engenharia Mecânica, da nossa Engenharia Civil, da nossa Engenharia de Produção, no sentido de formar recursos humanos, mestres e doutores, e também com publicações, com livros que possam, na graduação, formar profissionais preparados para enfrentar um tema que, quando aparece, é um desastre social. Então, a questão do incêndio é uma questão estratégica de segurança, mas também de qualidade de vida, e essa é a missão da universidade púbica”, afirmou o reitor.

Para Marcelo Lima, o convênio traz à universidade a discussão e o estudo sobre proteção contra incêndios, especificamente, sobre o uso de sistemas ativos. “Então, a gente criou esse programa, ainda mais numa época em que todo mundo vê pelo noticiário a dificuldade que existe para financiar pesquisa no Brasil, muitos cortes orçamentários. A gente sentiu que era uma boa hora de tentar ajudar nesse sentido e começar a criar profissionais da área de ensino interessados e que tenham uma linha de pesquisa dentro dessa área”, disse ele.

“O convênio assinado hoje [10], que é justamente para viabilizar bolsas e referências bibliográficas, é o projeto para estudar a parte da dinâmica do incêndio em edificações porque a ideia é proteger as pessoas no local. Então, a ideia do convênio é a gente desenvolver ferramentas, do ponto de vista matemático do entendimento do fenômeno físico incêndio, para que a gente possa prevenir e entender melhor essa propagação dos incêndios em edificações”, explicou a professora Dayse Duarte, do Departamento de Engenharia Mecânica e uma das docentes à frente desta iniciativa.

Além dela, também são responsáveis pelo convênio os professores Tiago Ancelmo de Carvalho Pires de Oliveira (Departamento de Engenharia Civil) e Jeferson do Rego Silva (Departamento de Engenharia Civil).

INSTITUTO – O Instituto Sprinkler Brasil é uma organização sem fins lucrativos dedicada à divulgação de informações relativas ao combate a incêndios por meio da utilização de chuveiros automáticos, os sprinklers.

Data da última modificação: 10/07/2019, 13:09

Eventos Eventos

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Núcleo de Estudos e Assessoria Pedagógica (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização