Fachada do prédio do CTG

O CTG

Com uma longa história e tradição, a Escola de Engenharia de Pernambuco é a primeira das regiões Norte e Nordeste e a quarta mais antiga do Brasil com cursos de Engenharia. Criada em 03 de junho de 1895 sob a responsabilidade do governo estadual, foi motivada pelo progresso promovido pela construção de ferrovias e a crescente urbanização da cidade do Recife. Em 1946, a Instituição foi agrupada a outras escolas de nível superior existentes em Pernambuco para a criação da Universidade do Recife (UR). Em constante desenvolvimento acadêmico, em 1967 a UR foi integrada ao grupo de instituições federais, recebendo a denominação de Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A Escola de Engenharia de Pernambuco, atualmente, também é nomeada como Centro de Tecnologia e Geociências (CTG). Em funcionamento no Campus Recife da UFPE, mantém como em sua origem o funcionamento de cursos de Engenharia, tendo atualmente como oferta: Engenharia de Alimentos, Engenharia Biomédica, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Energia, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia de Minas, Engenharia Naval, Engenharia de Produção, Engenharia Química e Engenharia de Telecomunicações.

Além desses, também congrega os cursos de: Geologia, Química Industrial e Oceanografia.

Notícias Notícias

Voltar

Estudantes de Engenharia Elétrica e Eletrônica participam de concurso internacional de inovação

Eles precisam de votos na plataforma para poder participar – é possível criar uma conta e votar em menos de um minuto

Os estudantes Matheus Farias, Davi Moreno e Gabriel Firmo, do curso de Engenharia Elétrica e Eletrônica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), estão participando da competição Innovate FPGA, um concurso de design de FPGA (um tipo de circuito integrado) global onde equipes de todo o mundo competem na área de Inteligência Artificial. O concurso é aberto a todos, incluindo estudantes, professores, fabricantes e indústria. Na primeira etapa da competição, eles precisam de votos na plataforma para poder participar - é possível criar uma conta e votar em menos de um minuto.

“Nós iremos desenvolver um sistema que busca determinar a localização de disparos efetuados por armas apenas pelo som emitido pelo tiro, utilizando inteligência artificial aliado à noção de triangulação de sinais, utilizando a tecnologia em busca de melhorar a segurança e a qualidade de vida da população. O sistema ficará embarcado num carro de polícia e a localização do atirador aparecerá marcada no aplicativo do Google Maps no celular dos policiais”, explica Matheus Farias. Os finalistas serão apresentados na China no final do ano.

Mais informações
Matheus Farias

matheussobreirafarias@gmail.com

Data da última modificação: 04/07/2019, 17:10

Eventos Eventos

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Núcleo de Estudos e Assessoria Pedagógica (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização