Estudante de Ciências Sociais participa de fórum sobre questões de gênero na ONU

Mônica Alves Rodrigues Alencar foi selecionada para participar como delegada do Comission on the Status of Women 64

A estudante Mônica Alves Rodrigues Alencar, do 8° período do bacharelado em Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi selecionada pelo Instituto Global Attitude para participar como delegada do Comission on the Status of Women 64, fórum anual que reúne a sociedade civil do mundo inteiro para discutir as questões de gênero e como melhorar as políticas existentes. O evento acontecerá na Organização das Nações Unidas (ONU) em março, em Nova Iorque (EUA). Mônica foi a única pernambucana selecionada para participar – além dela, uma cearense também será representante do Nordeste brasileiro. “Me senti muito orgulhosa”, contou.

“Foram avaliados o meu histórico e relação com a causa do evento, nível de inglês etc. No evento, nós, delegadas, vamos observar as plenárias, fóruns, discussões, e teremos a oportunidade de conversar com figuras importantes do tema. Agora, estamos fazendo a capacitação, que são alguns workshops sobre representar o Brasil na ONU, inglês para negócios, a história da ONU Mulher etc. Também estamos recebendo apoio para escrever um artigo, que será entregue no final do evento. Eu pretendo fazer sobre criminalidade feminina, meu tema de estudo, mas estou pensando ainda nas questões mais específicas”, conta a estudante.

Mônica também estuda Direito na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pesquisa criminologia e gênero, principalmente em relação a crimes de tráfico de drogas. “Apresentei um trabalho no Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia sobre o tema, que aconteceu em Florianópolis, em julho do ano passado. Esse trabalho foi feito no Programa de Educação Tutorial de Ciências Sociais. Agora, estudo hermenêutica jurídica no Programa de Iniciação Científica da Unicap, especialmente sobre como as sentenças podem ser ou não mais duras em relação a mulheres no mesmo crime”, explica a aluna, que tem os Direitos Humanos e a equidade de gênero como temas de interesse.

“Estar num evento mundial que tem como foco discutir o que está sendo implementado e o que deve melhorar já será bastante enriquecedor, ainda mais com as principais autoridades do tema! Quero entender mais como a criminalidade feminina e os direitos humanos em relação a elas são tratados, até porque os números do Brasil são impressionantes (tanto em questão do aumento da criminalização feminina quando em relação aos crimes, sendo a grande maioria de tráfico). Num país em que a responsabilidade sobre a manutenção da casa recai sobre as mulheres, muitas vezes, é importantíssimo entender porque estamos prendendo-as (principalmente as negras e pobres, vale salientar)”, ressalta.

EVENTO - Estabelecida pelo Conselho Econômico e Social da ONU em 1946, a Comissão Sobre a Situação da Mulher é o principal órgão intergovernamental global dedicado exclusivamente à promoção da igualdade de gênero e empoderamento feminino. Todos os anos, o CSW promove uma sessão oficial para discutir a realidade das mulheres em todo o mundo, registrando os progressos e retrocessos e emitindo ao fim um relatório com recomendações voltadas ao cumprimento dos objetivos da Agenda 2030 relacionados à promoção dos direitos das mulheres nas áreas política, econômica, civil, social e educacional.

Data da última modificação: 06/02/2020, 11:26

Contatos Contatos