Notícias Notícias

Voltar

Estudantes de Ensino Superior podem participar da 17° Semana Nacional de Museus

A professora Luiza Nascimento dos Reis, do Departamento de História da UFPE, é palestrante de uma das mesas do evento no TRE

O Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Pernambuco/Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE/PE) participa da 17ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) http://www.museus.gov.br/. A programação do TRE/PE acontece, no período de 13 a 17 deste mês, no Recife, com o tema central “Por uma tradição democrática: memórias e partilhas”. 

Haverá atividades voltadas a estudantes de Ensino Superior, com inscrições gratuitas. A professora Luiza Nascimento dos Reis, do Departamento de História da UFPE e coordenadora do Afrika’70 - Grupo de Estudos em História da África Contemporânea, participa como palestrante em uma das mesas.

Confira as mesas destinadas aos estudantes universitários:

13/05

Horário: das 9h às 12h
Local: Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco – Auditório Augusto Duque – Avenida Rui Barbosa, 320, 1º andar, Recife – PE

1ª Mesa: As instituições públicas e os centros de memória

Marcília Gama (TRT)
Ingrid Rique (FDR)
Alexandre Albuquerque (JFPE) 
Mônica Pádua (TJPE) 

A mesa tem como objetivo promover o debate sobre os centros de memórias em instituições públicas, visando refletir como esses espaços promovem a preservação da cultura e de documentos históricos, o fortalecimento da identidade institucional, assim como contribuem para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas em diversos campos. Além disso, a atividade visa proporcionar um espaço de troca de conhecimento entre os diferentes agentes participantes. Compreende-se que, ao compartilharem suas experiências, será possível refletir e apontar perspectivas em relação aos centros de memória, enfatizando também a importância da ampliação desses centros. 

O evento confere certificado com carga horária de três horas.

Inscrições aqui (até o dia do evento). 

17/05

Horário: das 9h às 12h
Local: Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco – Sala de Sessões – Av. Gov. Agamenon Magalhães, 1160, Térreo – Derby, Recife – PE.

2ª Mesa: Trânsitos e movimentos: onde estão os negros na democracia?

Juliane Lira (Comissão de Igualdade Racial da OAB-PE)
Yasmin Alves (Alafin Óyo)
Fabiano Santos (UAPE – União dos Afoxés de Pernambuco)
Luiza Nascimento dos Reis (professora do Departamento de História da UFPE/coordenadora do Afrika’70 - Grupo de Estudos em História da África Contemporânea)

A presente mesa tem como objetivo promover o diálogo entre distintos atores sociais da população negra em suas diversas ocupações e atividades. Tendo em vista as dificuldades históricas na inserção desse grupo em várias esferas, a proposta visa compreender como diferentes grupos dessa população tem se movimentado e construído suas narrativas, contribuindo assim para o fortalecimento da população negra brasileira, como para o exercício da democracia no país.

O evento confere certificado com carga horária de três horas.

Inscrições aqui.

Mais informações
Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco/Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco
(81) 3194.9444

eje@tre-pe.jus.br

Data da última modificação: 09/05/2019, 14:36

Contatos Contatos

Diretoria
(81) 2126.8260 / 8261
Secretaria
(81) 2126.8261
Biblioteca
(81) 2126.8263

Equipe Equipe

Diretora
Maria da Conceição Lafayette de Almeida
Vice-diretor
Ricardo Pinto de Medeiros
Secretária
Maria Gilca Lopes Caraciolo e Silva