Atividades são gratuitas e contam com formações em arte e cultura, rodas de conversas e vivências comunitárias
Foto: Divulgação
Atividades têm como público-alvo os moradores da comunidade
Cinco estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vêm se reunindo, desde outubro, para organizar atividades socioculturais na comunidade do Sítio dos Pimenta, na Cidade Universitária. Os alunos Erick Sousa e Sandra Hortêncio, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA), e Amanda Brasileiro, Felipe Santos e Rogério Oliveira, da graduação em Geografia, fazem parte do Coletivo Entre Olhos, Cine S.A - Cinema, Cultura e Educação ou Grupo de Geografia Africana e das Relações Étnico-Raciais.
As atividades são gratuitas e contam com formações em arte e cultura, rodas de conversas e vivências comunitárias, tratando de diferentes temas em caráter interdisciplinar que o grupo considera como urgentes para o trato com a comunidade do Sítio dos Pimenta, primeiro localidade de atuação do projeto. “Temos como eixo central a relação criativa com as expressões artísticas e culturais, favorecendo ‘fazedores’ locais, do bairro e da região de Recife”, afirma Erick Sousa.
No último dia 25, aconteceu uma oficina mediada por Erick Sousa e no dia 31, uma sessão de cineclube com o filme “Guerreiros da Rua”, de Erickson Marinho, que une cinema, clipe e quadrinhos, além de uma oficina de turbantes para crianças com a artista e estudante Amanda Brasileiro. “O projeto nasceu com ações com crianças e exibição de cineclube no Sítio dos Pimenta, mas tem intenção de atingir outras regiões periféricas da cidade”, explica Felipe Santos.
O grupo organiza mensalmente atividades de formação e/ou cineclube, com o projeto Cine Cajá, com sessões de cinema abertas, e o Cajá Cultural, com formações e vivências em arte, cultura e debates sociais. “As formações têm caráter interdisciplinar, têm como público-alvo moradores da comunidade e pautam assuntos desde o debate de gênero e raça até a mobilidade urbana. A ideia central é ocupar o espaço público”, diz Amanda Brasileiro.