Comissão de Ética realiza encontro com representantes dos campi de Caruaru e Vitória de Santo Antão

Objetivo do encontro foi apresentar o Plano de Ação Institucional da CET para 2019 e acolher as demandas

A Comissão de Ética (CET) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizou o I Encontro com os Representantes Locais da CET na tarde de ontem (21), no Auditório Reitor João Alfredo, na Reitoria. O encontro contou com representantes dos Centros Acadêmicos do Agreste (CAA), em Caruaru, e de Vitória (CAV), em Vitória de Santo Antão. O objetivo do encontro foi apresentar o Plano de Ação Institucional da CET para 2019 e acolher as demandas apresentadas, dentre outras ações. A comissão tem funções educativa, consultiva, preventiva, conciliatória e apuradora.

Foto: Passarinho

Representantes se reuniram no Auditório Reitor João Alfredo

O Plano de Ação Institucional da CET para 2019 é composto pelos seguintes passos: melhoria da infraestrutura; atividades permanentes de formação em ética para conselheiros, equipe de apoio da secretaria e representantes locais; publicação sistemática de recomendações de condutas éticas e de perguntas e respostas na página da CET; elaboração de um plano de comunicação; publicação do Código de Ética da UFPE; realização de curso de extensão em ética para a equipe; articulação de visitas técnicas aos centros, pró-reitorias e órgãos suplementares; e realização de um evento sobre ética.

“A ética não é uma tabela de ‘pode e não pode’. Ela pressupõe diálogo e é constituída na relação”, afirmou o presidente da CET, professor Saulo Cabral dos Santos, do Departamento de Prótese e Cirurgia Buco Facial. Por isso, é necessário realizar processos educativos amplos para melhorar essa relação. Sobre a cultura de paz, ele acrescentou que a educação que recebemos desde a infância muitas vezes confunde paz com passividade, o que não corresponde à realidade. “É um equilíbrio em movimento”, explicou. O Conselho Universitário aprovou o primeiro Código de Ética da UFPE em fevereiro

Data da última modificação: 22/03/2019, 12:10