Voltar

Professor Silvio Romero Marques recebe homenagem máxima da UFPE

O discurso panegírico foi proferido pelo chefe do Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital das Clínicas, professor Esdras Lins, ex-aluno do homenageado

Fotos: Passarinho

Vice-reitora Florisbela fez a entrega do título e conduziu a cerimônia

O novo professor emérito da UFPE, o ex-vice-reitor e médico Silvio Romero de Barros Marques, que recebeu a homenagem hoje (17), encerrou seu discurso de agradecimento citando nome por nome de seus alunos e ex-alunos residentes, dando o atual destino profissional de muitos deles e afirmou: “Foram eles e elas os meus melhores professores”. Essa foi a forma de o homenageado transmitir, a uma plateia repleta de amigos médicos, docentes, servidores e familiares, a importância que a docência teve na sua carreira na Universidade, iniciada com atividades cirúrgicas e didáticas na disciplina de Cirurgia Vascular do Departamento de Cirurgia, em 1971.

Na solenidade, que transcorreu no Auditório Jorge Lobo, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), o homenageado foi recepcionado pela vice-reitora Florisbela Campos, no exercício do reitorado, em função de viagem funcional do reitor Anísio Brasileiro no Canadá. O discurso panegírico foi proferido pelo chefe do Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital das Clínicas, professor Esdras Lins, que, no reconhecimento ao mestre, destacou o que outras pessoas presentes à mesa da solenidade também ressaltaram sobre Silvio Marques: a simplicidade e a capacidade profissional. “Quando o professor Silvio me perguntou por que eu queria fazer cirurgia vascular, eu não soube responder à ocasião; mas hoje, eu diria, sem titubear, que era para poder exercer a profissão à sua maneira”, afirmou Esdras.

Ao destacar a excelência do conhecimento médico do professor Silvio Marques, Esdras Lins relembrou que a técnica desenvolvida pelo cirurgião há mais de 40 anos para a cirurgia da carótida ainda hoje é adotada pelos mais reconhecidos profissionais do país. “Tive a honra de auxiliá-lo nessas cirurgias e sempre me chamavam a atenção o seu entusiasmo e elegância na abordagem médica”, afirmou. 

Para a vice-reitora Florisbela Campos, que sucedeu o professor Silvio na função, o homenageado tem a marca do bom senso. Por meio de um vídeo gravado, o reitor Anísio Brasileiro afirmou que o novo Professor Emérito da instituição “conjuga valores da Universidade e do ser humano, como o respeito aos direitos e à luta pelos direitos”.

Silvio Romero Marques sendo conduzido pela Comissão de Honra

DESAFIOS – Destacando que, diferente das bancas e concursos a que se submeteu ao longo da carreira, no momento de falar aos presentes à sua homenagem se sentia tranquilo, o professor Silvio Romero discorreu sobre a história da UFPE, sempre dando importância ao seu papel de instituição pública e laica. “Nesses dias em que vivemos, a nossa universidade representa a construção de um país justo, que rompe com os grilhões”, afirmou. E, ao se inserir na passagem do tempo da instituição, o professor apontou alguns desafios que enfrentou quando na função de vice-reitor, entre os anos 2011 a 2015 – na primeira gestão de Anísio Brasileiro –, quando foi um dos articuladores do processo de adesão do Hospital das Clínicas à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e quando coordenou a Comissão da Estatuinte, que culminou com o novo Estatuto da UFPE.

O professor Silvio, que nasceu no Recife, no dia 27 de novembro de 1944, ocupou, por mais de 20 anos, a chefia do Serviço de Cirurgia Vascular e a supervisão da Residência Médica em Cirurgia Vascular do HC, sendo responsável pela formação de dezenas de médicos na sua especialidade, que até hoje atuam em diversos locais do país. Simultaneamente, coordenou as disciplinas de Angiologia e de Cirurgia Vascular, além de orientar alunos da pós-graduação na elaboração das teses e dissertações de mestrado e doutorado.

FORMAÇÃO – Tendo ingressado na Faculdade de Medicina do Recife em 1963, no ano seguinte, Silvio Romero Marques foi bolsista de iniciação científica do CNPq, quando desenvolveu trabalho experimental sobre Esquistossomose Mansônica, que lhe conferiu o primeiro lugar do Prêmio no 30º Congresso Médico Acadêmico Estadual da Sociedade de Internos dos Hospitais de Recife. Em janeiro de 1969, iniciou estágio de Residência Médica em Cirurgia Geral no Serviço de Cirurgia Geral e Vascular do Hôtel Dieu de Paris-França, de onde retornou para assumir atividades cirúrgicas e didáticas na disciplina de Cirurgia Vascular do Departamento de Cirurgia da UFPE, em 1971.

Ainda em 1971, recebeu da Câmara de Pós-Graduação da UFPE equivalência ao título de mestrado pela apresentação da dissertação “Síndrome da Loja Tibial Anterior”; aprovada pela comissão examinadora da Universidade René Descartes- Paris VII. Obteve, assim, o título de Assistente Estrangeiro pela Faculdade de Medicina Broussais Hotel Dieu (1971). Em 1973, retornou à França para cumprir estágio de Residência Médica em Cirurgia Vascular através de seleção realizada pelo Colégio de Medicina dos Hospitais de Paris, quando exerceu função de residente.

Em 1976, iniciou o mestrado em Cirurgia na UFPE, tendo obtido o título de mestre em Cirurgia em 1978, com a defesa da dissertação “Importância da revascularização da artéria femoral profunda no tratamento das lesões ateromatosa aorto-ilíacas”. Concluiu o doutorado em Cirurgia pela UFPE (1996) com a defesa da tese “Estudo da Pressão Arterial Supramaleolar em Pacientes Submetidos a Revascularização Infra-Inguinal por Isquemia Crítica”.

Confira o álbum de fotos da cerimônia, de autoria do fotógrafo Passarinho.

 

Data da última modificação: 22/04/2019, 15:59