Voltar

Pesquisadores de Genética e Patologia publicam artigo sobre especificidades do genoma dos brasileiros em relação à Covid-19

Assunto será abordado em live amanhã (2), às 16h, no YouTube da Pós em Genética

Por que alguns indivíduos se contaminam com o novo coronavírus mas não apresentam sintomas e combatem de forma mais eficaz a infecção? Uma equipe formada por professores e pesquisadores dos Departamentos de Genética e Patologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) publicou um artigo sobre a resposta do sistema imune do hospedeiro no Journal of Clinical Pathology, que trata as especificidades dos brasileiros em relação à doença.

De acordo com o professor Sérgio Crovella, do Departamento de Genética, há alguns perfis imunológicos brasileiros que respondem melhor à infecção, pois têm capacidade de reconhecer epítopos (proteínas virais) presentes nas células infectadas e mediar sua destruição, bloqueando consequentemente a replicação viral. Ele explica que existem fatores intrínsecos do genoma do hospedeiro que atuam contra o vírus – não é todo mundo que tem esses fatores, mas quem tem está mais protegido contra as formas mais graves e perigosas da doença.

Usando métodos de bioinformática (simulações em computador), os pesquisadores miraram na resposta imune celular contra as células infectadas pelo SARS-CoV-2. Pela primeira vez, esses dados brasileiros foram analisados e comparados com os da China e de países da Europa e América Latina. Os resultados são de importância fundamental como conhecimento pré-vacinal, ou seja, as informações podem ser usadas para direcionar a escolha de uma vacina específica no país.

“A pesquisa auxilia no entendimento da biologia da infecção e da resposta imune contra o vírus SARS-CoV-2, considerando as características genéticas da população brasileira”, explica a professora Ana Maria Benko-Iseppon, do Departamento de Genética. O artigo, intitulado “Immunoinformatic approach to assess SARS-CoV-2 protein S epitopes recognised by the most frequent MHC-I alleles in the Brazilian population”, pode ser consultado gratuitamente no site do periódico científico. 

LIVE – O professor Lucas Brandão, do Departamento de Patologia, também participou do artigo, cujo primeiro autor é o pós-doutorando Ronald Moura. Assinam o trabalho também Almerinda Agrelli, Carlos André Santos-Silva, Natália Silva e Bruno Rodrigo Assunção. Crovella, Moura e Agrelli participam de uma live amanhã (2), às 16, no YouTube do Programa de Pós-Graduação em Genética (PPGG), falando sobre “A resposta do hospedeiro à infecção pelo SARS-CoV-2: uma abordagem imunoinformática”.

Crovella adianta que os pesquisadores vão abordar outros dois temas além do artigo mencionado. O primeiro são outros fatores do hospedeiro relacionados com a replicação do vírus nas glândulas salivares, com impacto na difusão do vírus via aerossol. “Isso mostra a importância de manter o distanciamento social”, ressalta. O segundo são os impactos futuros da infecção na fertilidade masculina. “As células do sistema reprodutor também são alvo de infecção de SARS-CoV-2”, explica.

Mais informações
Professor Sérgio Crovella

crovelser@gmail.com

Data da última modificação: 01/09/2020, 18:07