- UFPE/
- Institucional/
- Campi / Centros Acadêmicos/
- Campus Recife/
- Centro de Ciências da Saúde (CCS)/
- Informes do CCS/
- Lançada cartilha sobre atenção à saúde bucal em tempos de Covid-19
Centro de Ciências da Saúde (CCS)
- Departamento de Ciências Farmacêuticas
- Departamento de Educação Física
- Departamento de Enfermagem
- Departamento de Fisioterapia
- Departamento de Fonoaudiologia
- Departamento de Nutrição
- Departamento de Terapia Ocupacional
- Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva
- Departamento de Prótese e Cirurgia Buco-Facial
- NATI - Núcleos de Apoio à Tecnologia da Informação (CCS)
- Comissão de Biossegurança - ComBIO
- Rede SUS Escola
- Coordenação de Infraestrutura, Finanças e Compras
- Residências em Saúde
- Coordenação Setorial de Extensão
- Programas de Pós Graduação
- NEAP
- Biblioteca CCS
- SIS - Serviço Integrado de Saúde
Lançada cartilha sobre atenção à saúde bucal em tempos de Covid-19
A docente Mariana Fampa Fogacci e a equipe do projeto de extensão Fluir com a Vida elaboraram cartilha com dicas para uma boa higiene bucal
O isolamento social forçado pela pandemia do novo coronavírus não pode ser motivo para deixar o cuidado com a saúde bucal de lado. Para a odontóloga e professora Mariana Fampa Fogacci, do Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva da UFPE, esse é um assunto que não deve ser negligenciado mesmo no cenário atual: “Manter a higiene da boca em dia é fundamental para prevenir problemas, como a cárie e as doenças periodontais. Essas doenças podem e devem ser prevenidas como parte dos cuidados gerais em saúde. Quando dentes e/ou gengivas são afetados, não somente a saúde bucal fica prejudicada, mas também a saúde como um todo. Afinal, boca e corpo estão conectados. Doenças como a periodontite colocam o paciente em maior risco para diabetes ou doenças cardiovasculares”.
A atenção à saúde bucal deve ser ressaltada ainda mais nesses tempos de Covid-19, uma vez que a higiene bucal auxilia na prevenção da propagação do coronavírus, visto que a boca é uma das principais vias de contaminação. Pensando em informar sobre a importância desses cuidados, o projeto de extensão “Fluir com a Vida”, juntamente com a professora, elaborou a cartilha “Dicas para uma boa higiene bucal”.
Mariana Fogacci alerta que um primeiro sinal que o paciente pode observar em relação a problemas periodontais é se há sangramento na gengiva ao escovar os dentes ou passar o fio dental. Ela ressalta que a gengiva saudável não sangra. Por isso, caso a pessoa perceba algum tipo de sangramento nas gengivas deve procurar um dentista para uma avaliação. “Devemos sempre manter nossa rotina de autocuidado com a boca, escovando os dentes, no mínimo, duas vezes ao dia (cada escovação deve ter a duração de aproximadamente dois minutos), além de utilizar o fio dental todos os dias", destaca a professora.