Voltar

80ª edição da Semana de Enfermagem é realizada no auditório do CCS

O evento teve início com apresentação cultural dos corais Bom Dia! e Canto no Ponto

Foto: Passarinho

Evento de abertura ocorreu no Auditório Jorge Lobo, do CCS

A Universidade Federal de Pernambuco e o Hospital das Clínicas abriram, na terça-feira (14), a 80ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), no Auditório Jorge Lobo, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O evento teve início com apresentação cultural dos corais Bom Dia! e Canto no Ponto, e com mesa de abertura com presença do reitor Anísio Brasileiro, do superintendente do HC, Frederico Jorge Ribeiro, e da chefe da Divisão de Enfermagem do HC, Maria da Penha Carlos de Sá, entre outros. A programação foi concluída hoje (16) com várias palestras.

O reitor Anísio Brasileiro parabenizou os profissionais de Enfermagem e ressaltou a importância do engajamento da sociedade para defender a autonomia universitária, a universidade pública e o SUS. “A universidade é um grande patrimônio nacional e precisa ser defendida”, disse.

O superintendente do HC ressaltou a importância da colaboração e dos resultados da Enfermagem na gestão do hospital, fez um convite à reflexão sobre o futuro das profissões da área de saúde e frisou a importância de continuar a qualidade no serviço que vem sendo desenvolvido na instituição.

No primeiro dia de evento, foi apresentada a palestra “Os desafios da Enfermagem para a prática da equidade’’, ministrada pela diretora executiva da Regulação de Saúde do Recife, Eliane Mendes Germano, que abordou pontos como mortalidade infantil, o Programa Mãe Coruja, entre outros. “O Programa Mãe Coruja não é assistencial, ele monitora as gestantes e faz com que elas tenham autonomia financeira para cuidar dos filhos, para que esses filhos não tenham uma mortalidade posterior por falta de renda’’, explica.

Ainda pela manhã, houve homenagens a professoras de Enfermagem da UFPE e a enfermeiros e técnicos de Enfermagem do HC. “Os critérios de homenagens aos profissionais do HC foram pautados na diferença que esses profissionais estão fazendo dentro do hospital. Então, parabenizamos todos os enfermeiros, técnicos e auxiliares que têm feito um trabalho impactante e que que serve de espelho’’, afirmou Maria da Penha Carlos de Sá.

Os profissionais do HC homenageados foram: Íris Calado de Almeida Costa (UTI Neonatal e Ucinca), Ana Tércia Amaral (Cihdott), Wilson Costa Cardoso (coordenador de Higienização do HC), Maria das Graças da Silva (UTI adulto), Simone Lopes Cordeiro (Ambulatório de Geriatria), Symone Margareth Braga (Unidade de PET-CT), Juliana da Silva Nogueira (Ambulatório de Saúde da Mulher), Edeilson Vicente Ferreira (Serviço de Broconscopia e Ecotransofágico), Adélia Monteiro (representando a Unidade de Gestão de Riscos Assistenciais - UGRA), Mayara Ferreira (Onco-Hematologia) e Maria José Mesquita (fez parte da Residência de Enfermagem e atualmente está aposentada).

SEGUNDO DIA – Uma mesa-redonda com uma série de palestras, atendimento com Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) e premiações dos trabalhos científicos inscritos fecharam ontem (15) a programação da 80ª edição da Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Hospital das Clínicas.

O evento começou com uma mesa-redonda que contou com três assuntos atuais e importantes para a prática do cuidado e assistência. Num primeiro eixo, Geane Alves falou sobre os “Desafios para a prática com justiça social e sustentabilidade ambiental”; num segundo eixo, Vita Mongiovi abordou os “Desafios para uma prática equânime e grupos sociais heterogêneos: classe, gênero, geração, raça/etnia e cultura”; e no terceiro eixo de discussão, com Íris Conceição Souza sobre “Desafios para a produção equânime e sustentável do cuidado a pessoas, famílias e comunidades vulneráveis”.

Na sequência, Apolônio de Lima Júnior falou sobre a “Abertura do Consultório de Enfermagem e investimento em marketing pessoal”. “Você é a sua marca. É preciso valorizar a imagem como identidade do profissional”, destacou ele, que citou a experiência de um grupo de enfermeiros do Recife, que abriu um consultório em que realizam curativos, sessões de acupuntura, entre outros serviços.

Depois, houve outra palestra sobre Momentos das Práticas Integrativas, com Eliane Vasconcelos. No fim da manhã, os trabalhos científicos foram premiados. À tarde, aconteceu o atendimento com Pics.

A celebração pelo Dia da Enfermagem e do Enfermeiro prosseguiu hoje (16) com palestra sobre a Reforma da Previdência, em parceria com o Serviço Social (que celebra o dia do Assistente Social, no dia 15), o Núcleo de Educação Permanente (Nepe) e Divisão de Gestão de Pessoas. O evento ocorreu no Anfiteatro 4 do HC, pela manhã e teve como palestrante o servidor aposentado Eugênio Caraciolo e Silva.

Confira o álbum de fotos da abertura da 80ª Semana Brasileira de Enfermagem, de autoria do fotógrafo Passarinho, da Ascom-UFPE
 

Data da última modificação: 16/05/2019, 15:35