Voltar

UFPE lamenta falecimento da professora Valdinete Lins da Silva

Pesquisadora foi a primeira professora doutora em Química Analítica da universidade

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) comunica, com pesar, o falecimento da professora Valdinete Lins da Silva. A docente morreu ontem (7) aos 78 anos em decorrência de Covid-19. Foi enterrada no Cemitério de Santo Amaro na mesma data. Valdinete foi a primeira professora doutora em Química Analítica da UFPE. A pesquisadora ingressou no Departamento de Engenharia Química em 1979, onde se aposentou em 2012 como professora titular. Foi bolsista de produtividade e tinha interesse na área de Biossensores e Química Ambiental. 

Orientou cerca de 80 alunos de pós-graduação de mestrado e doutorado e mais de 70 monografias de conclusão de curso, além de trabalhos de iniciação científica. Mesmo aposentada, manteve suas atividades de ensino e pesquisa no Programa de Pós-Graduação de Química, ligado ao Departamento de Química Fundamental (DQF).

Valdinete se graduou em Química pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) em 1972. Finalizou o mestrado em Química na UFPE em 1979 e o doutorado em Ciências na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 1991. Ao retornar do doutorado em Campinas, fundou o Laboratório de Engenharia Ambiental e da Qualidade (LEAQ) na UFPE. 

A pesquisadora produziu cerca de 100 trabalhos científicos e recebeu vários prêmios em reconhecimento à sua contribuição para a área de Química. Dentre eles, a Medalha Professor Paulo José Duarte pela Associação Brasileira de Química por Mérito Químico em 2007. Também foi homenageada no Encontro Nacional de Química Analítica por sua colaboração ao desenvolvimento dessa área.

Data da última modificação: 08/01/2021, 16:27