Voltar

Seminário de óptica da próxima terça-feira, 06 de novembro

O Seminário de Óptica da próxima terça-feira, 06 de novembro será apresentado pelo Dr. João Carvalho (Departamento de Física/UFPB).

O Seminário de Óptica da próxima terça-feira, 06 de novembro (14 horas, no Auditório do Departamento de Física/UFPE) será apresentado pelo Dr. João Carvalho (Departamento de Física/UFPB).
 

Título: Interação Casimir-Polder entre átomos de césio e uma superfície de safira termicamente emissiva

 
Resumo: Nesse seminário, descreveremos medidas espectroscópicas de reflexão seletiva, que colocam em evidência os efeitos térmicos da interação Casimir-Polder entre átomo e superfície. Em regime de campo próximo, essa interação é governada por um potencial que decresce com o cubo da distância entre o átomo e a superfície (regime van der Waals -vdW- de tipo dipolo-dipolo) Estaremos interessados, especialmente, nos níveis excitados do césio Cs 7P1/2 e Cs 7P3/2, que possuem um acoplamento dipolar com Cs (6D) a 12, 15 µm e ~ 15 µm, respectivamente, interagindo com uma superfície de safira termicamente emissiva. O modo emissor do safira (polariton de superficie) está situado em torno de 12,2 µm e, assim, esses níveis são sensíveis, respectivamente, a uma interação resonante e não-resonante, as quais comparamos experimentalmente. O resultado mais importante desse seminário é a observação experimental da diferença de comportamento do potencialvdW em função da temperatura da janela da célula (150 - 800 ¿C), para os níveis 7P1/2 eCs 7P3/2. Para o nível Cs 7P1/2 o potencial vdW aumenta em função da temperatura, enquanto que para o nível Cs 7P3/2 uma leve diminuição é observada.
Data da última modificação: 05/11/2018, 10:09