Professor da UFPE é indicado para Conselho Deliberativo do CNPq

O Conselho Deliberativo (CD) é a maior instância de poder decisório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

O professor Francisco Cribari, do Departamento de Estatística do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPE, foi indicado para compor, a partir de 31 deste mês, o Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O docente tem formação na área de Economia pela UFPE (graduação e mestrado) e possui doutorado em Econometria pela University of Illinois nos Estados Unidos. Cribari também é professor titular do Departamento de Estatística da UFPE. “O conselho delibera sobre os rumos da instituição. Nele, representarei a área de Ciências Exatas da Terra e Engenharias. Assim, poderei contribuir diretamente para os rumos do CNPq”, afirma ele.

O Conselho Deliberativo (CD) é a maior instância de poder decisório do CNPq. É formado pelo presidente da instituição, pelo secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), das comunidades científica, tecnológica e empresarial e dos servidores do CNPq.

Esta instância tem como principais competências: formular propostas para o desenvolvimento científico e tecnológico do País; apreciar a programação orçamentária e definir critérios orientadores das ações da entidade; aprovar as normas de funcionamento dos colegiados, a composição dos comitês de assessoramento e o relatório anual de atividades.

Além de compor o Conselho Deliberativo, o professor Francisco Cribari também faz parte, pela terceira vez, do Comitê Assessor de Matemática e Estatística (CA-MA), também do CNPq. “Através de minha representação, a UFPE estará contribuindo para os processos decisórios de um dos órgãos de fomento à pesquisa mais importantes do nosso país”, destaca Cribari.

Data da última modificação: 28/08/2020, 17:54