Pós em Química realiza colóquio on-line amanhã (13)

O evento será realizado via Microsoft Teams e apresentado pelo doutor em Química Rogério Tavares Ribeiro

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQuímica) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove amanhã (13), às 15h, um colóquio on-line com o diretor de Pesquisa e Inovação da MInT Consultoria, Rogério Tavares Ribeiro. O evento é uma continuidade da série de seminários on-line com os egressos do programa de pós-graduação. O colóquio virtual é aberto ao público e será realizado via Microsoft Teams.

Nesta apresentação, o palestrante falará sobre sistemas interfaciais, que, para muitos, são fascinantes devido à existência de propriedades e fenômenos físico-químicos ímpares. Do conceito de molhabilidade ao fenômeno de polarização de carga, esse campo de estudo vem revolucionando o mundo atual em várias frentes tecnológicas. Processos como catálise, armazenamento de energia, sensores, entre outros, passaram por um grande avanço por se valer de conceitos desenvolvidos nesse campo.

Além disso, Rogério Ribeiro irá comentar também sobre sua contribuição na área interfacial, iniciando no ramo da eletroquímica e finalizando na MInT Consultoria, uma empresa focada na interface universidade/indústria. Irá tratar de temas que vão de propriedade de carga superficial a processos de síntese orgânica. Na sequência, falará sobre a dinâmica de uma empresa que conecta conhecimentos universitários com necessidade industrial.

Rogério Tavares Ribeiro é doutor em Química pela UFPE (2010), com período sanduíche realizado na Universidade Paris XII (Val-de-Marne). Trabalhou no aprimoramento de baterias de chumbo-ácido em projeto de colaboração entre Cetene, ITEMM-Moura S/A. Atualmente é Diretor de Pesquisa e Inovação da MInT Consultoria, atuando no alinhamento das pesquisas desenvolvidas em institutos de tecnologia com inovações no mercado de energia, farmacêutico, alimentício e de software.

Data da última modificação: 12/01/2021, 16:09