Voltar

Pesquisadora da UFPE é uma das sete vencedoras do prêmio “Para Mulheres na Ciência”

Nathalia Lima foi a única vencedora no Norte e Nordeste

A pós-doutoranda Nathalia Bezerra de Lima, que está atuando como pesquisadora no Departamento de Química Fundamental da UFPE, foi uma das sete vencedoras da 13ª edição do prêmio “Para Mulheres na Ciência”. Única ganhadora do Norte e Nordeste, Nathalia apresentou projeto que tem como objetivo buscar possível aumento do prazo de validade do cimento para beneficiar a economia brasileira. 

Foto: Divulgação

Nathalia, primeira à esquerda, atua no Departamento de Química Fundamental

O projeto, premiado na área de Química, utiliza técnicas como microscopia de fluorescência e química quântica, para analisar as reações envolvidas na degradação do cimento a fim de propor novas formas de armazenamento do material, para aumento de sua durabilidade. 

“Considero esse prêmio um divisor de águas na minha carreira, porque representa reconhecimento que muito me motiva a prosseguir na ciência”, afirma Nathalia. A pesquisadora é bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).

O prêmio Para Mulheres na Ciência é uma iniciativa da L’Oréal Brasil em parceria com a Unesco e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e tem como objetivo promover a igualdade de gênero no ambiente científico incentivando a participação feminina na ciência e no ambiente acadêmico. 

Anualmente, a premiação reconhece cientistas nas categorias de Ciências da Vida, Química, Matemática e Física, contemplando as vencedoras com uma bolsa-auxílio de R$ 50 mil. Este ano, 524 inscrições foram submetidas, das quais apenas sete foram selecionadas.

CURRÍCULO – Nathalia fez bacharelado em Química pela UFPE (2010), mestrado em Química pela UFPE (2012) e doutorado em Química também pela UFPE (2015). Tem experiência nas áreas de Química Inorgânica e de Química Teórica/Computacional, com ênfase em compostos de coordenação e em complexos de ligação de hidrogênio. Atualmente, seus principais interesses incluem a elucidação de mecanismos químicos envolvidos nas etapas de preparação de materiais da construção civil, em especial, materiais de cimento, argamassa e concreto. Seus interesses atuais também incluem o design e a síntese de complexos de íons lantanídeos altamente luminescentes. 

Foi cotutora do grupo PET-Química da UFPE de abril de 2014 a dezembro de 2015, onde realizou várias atividades de extensão em conjunto com alunos de graduação dos cursos de Bacharelado em Química e Licenciatura em Química do Departamento de Química Fundamental da UFPE. Obteve 11 prêmios em conferências científicas, dentre estes oito como orientadora de alunos de graduação.

Data da última modificação: 16/08/2018, 15:57