Departamento de Física promove colóquio on-line amanhã (8) com Luiz Davidovich

O evento acontecerá através do Google Meet, às 16h

O Departamento de Física (DF) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza amanhã (8) o colóquio on-line “Brasil pós-Covid-19: Desafios para a ciência e a inovação”. O evento será ministrado pelo professor do Instituto de Física da UFRJ e presidente da Academia Brasileira de Ciências, Luiz Davidovich, a partir das 16h. O colóquio virtual acontecerá via Google Meet. O departamento orienta os participantes a entrarem com os microfones desligados e, de preferência, pelo e-mail institucional (@ufpe.br).

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Luiz Davidovich é presidente da Academia Brasileira de Ciências

Resumo:
A Covid-19 colocou em evidência a relevância da ciência e das instituições de pesquisa, que conseguiram rapidamente redirecionar suas atividades para enfrentar a pandemia em um trabalho interdisciplinar, produzindo equipamentos e testes, fazendo previsões sobre a dinâmica da pandemia, testando medicamentos, elucidando a população sobre a doença e aperfeiçoando os protocolos hospitalares. Foi marcante também a velocidade com que foram produzidas e testadas diversas vacinas. Ao mesmo tempo, a pandemia desnudou a vulnerabilidade do modus vivendi da civilização humana e, particularmente, a fragilidade política, social e econômica do Brasil. Neste colóquio, será enfatizada a marcante contribuição que as instituições de ciência e tecnologia têm dado ao desenvolvimento nacional e serão elencados alguns desafios para a ciência e a inovação no Brasil pós-pandemia, apontando-se obstáculos atuais para o enfrentamento desses desafios e a necessidade de um projeto nacional de desenvolvimento sustentável nos âmbitos social, econômico e do meio ambiente.

Data da última modificação: 07/01/2021, 15:23