Delegação da cidade chinesa de Shenzhen visita UFPE para ampliar parceria

Uma delegação da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da cidade de Shenzhen, na China, visitou na segunda-feira (12) o Departamento de Física (DF) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para ampliar a parceria com a instituição. A visita é fruto de intercâmbio científico entre o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fotônica (INCT Info), sediado no DF, e a Universidade de Shenzhen. Já existe uma colaboração entre as universidades há três anos na área de biofotônica.

Pela manhã, o grupo se reuniu com o pró-reitor para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), Ernani Carvalho, e com a diretora da Positiva UFPE – Diretoria de Inovação, Solange Coutinho. De acordo com o pró-reitor, as áreas prioritárias para os intercâmbios são as novas tecnologias, que vão desde as energias renováveis até os produtos farmacêuticos. “Eles querem ampliar a parceria com a UFPE”, disse Carvalho, afirmando que existe a possibilidade de uma visita à cidade chinesa no próximo ano.

O professor Anderson Gomes, do DF, mantém trabalhos conjuntos com a Universidade de Shenzhen na área de materiais nanoestrutururados aplicados à Odontologia. Como resultado, foi desenvolvido um dispositivo que mede a temperatura por meio da luz. “A ampliação chegou em uma hora excelente”, comemorou o professor, lembrando que o DF foi um dos contemplados no edital do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt), que visa a estimular a formação de redes de pesquisas internacionais.

RECIFE - O programa da visita incluiu também reuniões no Porto Digital, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Consulado Chinês em Recife e Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep). “O objetivo da visita foi uma prospecção para estender a colaboração para outras áreas de tecnologia e inovação entre instituições de Shenzhen e Recife”, explicou o professor Anderson Gomes. A comitiva foi formada por Huang Zhen, Feng Shilin e Chen Aying.

Professor Anderson Gomes

andersonslgomes@gmail.com