Voltar

Colóquio de Química aborda novos aspectos sobre transferência de energia entre íons lantanídeos

O palestrante será o professor Oscar Manoel Loureiro Malta, um dos fundadores do DQF

Amanhã (20), às 16h, no Auditório Professor Benício de Barros Neto (DQF), localizado no Departamento de Química Fundamental (DQF) da UFPE, o professor Oscar Malta irá palestrar um colóquio a respeito dos “Novos aspectos sobre transferência de energia entre íons lantanídeos”.

A ocasião que será aberta ao público, terá como foco principal três temáticas: Chamar a atenção para os efeitos de blindagem, produzidos pelas subcamadas preenchidas 5s 2 e 5p 6 nos mecanismos multipolares de taxas de transferência de energia entre íons lantanídeos. O uso de um novo modelo para o tratamento dos parâmetros de intensidades de Judd-Ofelt através de deslocamentos quadráticos médios térmicos ao redor de cada átomo (ou íon) ligante. Além de destacar o fato de que o mecanismo quadrupolo-quadrupolo é dominante, de certa forma contrariando aquilo que é assumido usualmente na literatura, ponto que pode ser crucial na interpretação e utilização de processos que envolvem a transferência de energia entre íons lantanídeos e suas aplicações.

O palestrante Oscar Manoel Loureiro Malta, é um dos fundadores do DQF, professor titular e pesquisador 1A do CNPq, membro titular da ABC, agraciado em outubro de 2018 com a Ordem Nacional do Mérito Cientifico, Classe Comendador, concedida pela Presidência da Republica, prêmio Ricardo Ferreira ao Mérito Científico concedido pela Facepe e a medalha Paulo Duarte ao mérito científico concedida pela ABQ-PE. É doutor Honoris Causa da Universidade de Wroclaw, na Polônia.

Data da última modificação: 19/11/2019, 14:22