Biblioteca Biblioteca

Histórico

Em 1992, todas as bibliotecas setoriais deixaram de ser ligadas administrativamente à Biblioteca Central e passaram para a Direção dos Centros, sob a coordenação técnica do Sistema de Bibliotecas. Com essa mudança, o Centro de Ciências Exatas e da Natureza começou a trabalhar na junção das bibliotecas existentes: Física/Química e Matemática/Estatística e Informática. Foram feitas reformas e as duas setoriais passaram a ser Biblioteca do CCEN. Em 1999, enfim foram unificadas, ficando um salão de estudo em grupo compartilhado e o balcão de empréstimo centralizado, porém, os acervos continuaram separados.

 

Biblioteca Setorial

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) dispõe de uma Biblioteca setorial com acervo especializado em Física, Química, Matemática, Estatística e Informática, totalizando, em livros, 20.561 títulos e 31.956 volumes, além de 1.090 títulos de periódicos. Um acervo de obras raras está em fase de andamento. 

Entre os serviços oferecidos estão:

  • Empréstimo domiciliar;
  • Renovação e reserva on-line;
  • Consultas locais;
  • Orientação de uso do acervo;
  • Sala de Pesquisa, com quatro computadores disponíveis para pesquisa em base de dados Portal de Periódicos da CAPES, Science Finder Scholar, Chemical Abstracts, Google Acadêmico e SIGA;

Pesquisa on-line do acervo da UFPE através do Sistema Pergamum (três computadores exclusivos para acesso do programa)

 

Catalogação na fonte de teses e dissertações dos alunos do CCEN e CIn. Para solicitar ficha catalográfica entrar em contato nos seguintes e-mails:

Para os (as) estudantes dos cursos de Pós-Graduação em Matemática, Estatística e Informática:  catalogficha.mei@gmail.com e vimario.csilva@ufpe.br Telefone: 81 2126-7601

 

Para os (as) estudantes dos cursos de Pós-Graduação em Física, Quimíca e Ciência dos Materiais:  catalogacaofqmateriais@gmail.com 

 

Repositório Institucional da UFPE – ATTENA

O repositório institucional da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi implementado em 2014 com a missão de reunir, armazenar, preservar, divulgar e garantir acesso confiável e permanente à produção acadêmica e científica da Universidade, em um único ambiente digital. 
Em 2019, a UFPE, junto ao SiB (Sistema Integrado de Bibliotecas), dá nome a seu Repositório Institucional - ATTENA. O objetivo é de consolidar o conceito de Repositório Digital na Universidade, uma vez que se propõe como espaço de acesso aberto e organizado à disponibilizar os diversos conteúdos científicos e tecnológicos desenvolvidos na Universidade. 
A implantação do ATTENA é parte de um processo de democratização da produção acadêmica. Entre os objetivos principais estar facilitar o acesso aos conteúdos disponibilizados no repositório e fazer com que a plataforma ganhe visibilidade, tanto entre a comunidade acadêmica quanto entre o público externo.
O ATTENA está inserido no movimento mundial de acesso aberto à produção científica. Este modelo de gestão para documentos eletrônicos proporciona maior visibilidade à produção intelectual da Universidade, disponibilizando para a sociedade o resultado de suas atividades de pesquisa, criação e inovação.

 

Catálogo online

O sistema de automação adotado nesta biblioteca é o Pergamum, sistema integrado de gerenciamento de bibliotecas, desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Através deste sistema, colocamos à disposição da comunidade acadêmica o acervo de todas as bibliotecas da UFPE, incluindo livros, teses, dissertações, folhetos, periódicos e outros. Através do site www.biblioteca.ufpe.br, o usuário pode realizar consultas dos títulos disponíveis na UFPE, e o sistema retorna automaticamente informações atualizadas referente ao título consultado, tais como a biblioteca na qual o mesmo esta depositado, se o título esta disponível para empréstimo ou consulta e o número de exemplares existentes no acervo. O usuário poderá ainda fazer renovações dos livros retirados como empréstimo, desde que não haja reserva para outro usuário, bem como solicitar reserva de títulos cujos exemplares encontram-se todos emprestados.

 

Empréstimo

Para estar habilitado a retirar livros em regime de empréstimo é necessário que o usuário esteja inscrito no Sistema Integrado de Biblioteca (SIB) da UFPE.

Cadastro: Os  (as) estudantes matriculados (as)  já estão cadastrados (as) no Pergamum, mas precisam ir à biblioteca setorial do centro onde estudam para criar a senha de acesso ao “Meu Pergamum” e a biometria.

Estudante: Comprovante de matrícula.
Servidor: Contracheque ou crachá da UFPE. 
O cadastro/carteira de inscrição é válido para todas as bibliotecas do sistema.

 

Prazos e limites: O empréstimo é exclusivo para membros da comunidade universitária (estudantes e servidores). A política de empréstimo para os usuários das bibliotecas da UFPE obedece aos seguintes parâmetros:

  • Estudantes de Graduação – máximo de 10 livros, prazo de 7 dias úteis;
  • Estudantes de Pós-Graduação - máximo de 10 livros, prazo de 15 dias úteis;
  • Docentes – máximo de 10 livros, prazo de 30 dias úteis;
  • Técnicos-administrativos – máximo de 10 livros, prazo de 15 dias úteis.

Renovação: Um livro poderá ser renovado desde que não haja reserva para outro usuário até 10 vezes consecutivas, através da internet pelo site do Sistema de Bibliotecas. A reserva também deverá ser feita diretamente no site do SIB.

Multa: Confira as orientações de pagamento de multa gerada nas bibliotecas da UFPE, clicando aqui.

 

Horário de funcionamento:

Período de aula - Segunda a sexta-feira, das 8h às 21h 
Recesso escolar - Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

 

Área Física
1.525,84 m².

 

Contatos

Av. Prof. Luiz Freire, s/n. 

Cidade Universitária – CEP: 50.740-540

Recife- PE- Brasil

E-mail: biblioteca.ccen@ufpe.br

 

Telefones: 

Coordenação: 81 2126-7601
Balcão de atendimento: 81 2126-4488
Ficha Catalográfica: 81 2126-7601 (vimario.csilva@ufpe.br)
Processamento técnico: 81 2126-8428

 

Coordenação:

 

Vimário Carvalho da Silva
Fone: 2126-7601
E-mail: biblioteca.ccen@ufpe.br

 

Bibliotecárias:

Ana Cecília Vieira

Arabelly Ascoli de Lima

Giseani Bezerra da Silva

Mariana de Souza Alves

Monick Raquel Silvestre da Silva Portes

 

Assistentes Administrativos:

Abimeleque Agostinho De Lima

Alexandre Maia De Vasconcelos

Ana Rita De Oliveira Souza Da Silva

Luciene Medeiros Da Fonseca

Marilia Gomes De Freitas

Paloma Maria Barbosa De Azevedo

Sérgio Francisco Ananias