Voltar

Nota Oficial - 26 de março de 2019 - Apoio incondicional ao estudo de Filosofia e Sociologia

Nota Oficial - 26 de março de 2019 - Apoio incondicional ao estudo de Filosofia e Sociologia

 

O Colégio de Aplicação da UFPE vem, neste 26 de abril de 2019, defender a importância das Humanidades como pilares fundamentais das ciências, da compreensão da sociedade e de seus valores democráticos. Na manhã desta sexta-feira, o presidente da República, por meio de sua conta de Twitter, veiculou que pretende atacar os investimentos “em faculdades de filosofia e sociologia (humanas)” em favor de “um ofício que gere renda”. 

 

Ao reduzir o campo de possibilidades para a formação humana daquelas e daqueles que dependem única e exclusivamente da educação pública e gratuita, aponta-se para uma educação cada vez mais alienante e um entendimento precário da realidade social. 

 

O ataque contra a História, a Filosofia, a Sociologia e outras áreas das Ciências Humanas projeta as trincheiras de uma “guerra cultural” alimentada por grupos contrários a uma educação pluritransdisciplinar e ética.

 

O Colégio de Aplicação da UFPE se coloca totalmente contrário a uma educação domesticadora, tecnicista e anti-intelectual que despreza a complexidade e multiplicidade dos conhecimentos. Reforçamos ainda o nosso compromisso com as Humanidades como elemento imprescindível para formação de indivíduos autônomos, críticos e reflexivos.  


Contatos Contatos

Núcleo de Estágio e Formação Docente
Serviço de Acompanhamento da Rotina Escolar
Serviço de Acolhimento e Acompanhamento do Discente
Unidade de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão
Serviço de Inclusão, Acessibilidade e Permanência

Localização Localização

Avenida da Arquitetura, S/N

Cidade Universitária

Recife - PE

CEP 50740 - 550

Código no INEP: 26124297