Destaques Destaques

Voltar

UFPE recebe o 3º colóquio internacional “Imaginário: Construir e Habitar a Terra – III ICHT

O evento é gratuito e acontece no auditório da Ceerma, no Campus Recife da UFPE, de 23 a 25 deste mês

De 23 a 25 deste mês, acontece na UFPE o 3º colóquio internacional “Imaginário: Construir e Habitar a Terra – III ICHT”. Participarão pesquisadores dedicados às questões urbanas para refletir sobre o Imaginário em torno do construir e do habitar o planeta Terra a partir de entendimentos específicos que englobam a subjetividade, o corpo, as tecnologias, arte e paisagem. O evento é gratuito e acontece no auditório da Ceerma, no Campus Recife da UFPE. As inscrições devem ser feitas no site, sendo a participação condicionada ao limite de lugares disponíveis no auditório.

O III ICHT é um evento organizado por docentes-pesquisadores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Université de Lyon, França; do Senac/SP, e conta com dois encontros subsequentes no Brasil: o primeiro em São Paulo, de amanhã a quinta-feira (18), e o segundo no Recife. Esses encontros são coordenados e integrados, no intuito comum de aprofundar o debate científico sobre as questões expostas.

No Recife, o evento é organizado pelo Núcleo de Estudos da Subjetividade na Arquitetura (NusArq), grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) da UFPE. Além do apoio da Universidade Federal de Pernambuco, o ICHT Recife conta com o apoio do Instituto Francês do Brasil (Consulado Geral da França para o Nordeste em Recife), e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). 

Haverá duas conferências internacionais, na abertura e no encerramento do evento, além de quatro mesas-redondas, sobre os temas: Sujeito, corpo e arquitetura; Cidade, paisagem e representações; Territorialidade, arte e experimentação; e Espaço, tecnologia e imaginário.

Mais informações
nusarqmdu@gmail.com