Destaques Destaques

Voltar

UFPE é a segunda universidade do país a abrigar uma Célula BIM

A unidade vai receber R$ 100 mil do Ministério da Economia para investimento em equipamentos, além de recursos para softwares, bolsas, capacitações

A UFPE, através de projeto coordenado pelos pesquisadores do Laboratório de Estudos Avançados em Arquitetura da UFPE (lA2), do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU), em colaboração com outros laboratórios, é a segunda universidade brasileira selecionada pelo Ministério da Economia para implementar uma Célula BIM. O objetivo é criar instrumentos pedagógicos para a difusão do BIM no ambiente acadêmico. A Célula BIM-UFPE vai ser contemplada com recursos do ministério e, como contrapartida, vai oferecer o capital humano e a infraestrutura física. A Universidade vai receber, aproximadamente R$ 100 mil, para investimento em equipamentos, além de recursos para softwares, bolsas, capacitações e treinamentos.

Building Information Modeling (BIM), em português, significa Modelagem da Informação da Construção. Trata-se de um novo conceito em projetos de Arquitetura e Engenharia que representa a expressão da inovação na indústria da construção civil. O modelo é aplicado por meio de novos processos, tecnologias e culturas de gestão do projeto, da construção e da manutenção dos edifícios e pode resultar em expressivos ganhos em qualidade e em produtividade. Até o momento, apenas três universidades possuem Célula BIM no país. A primeira foi implementada na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em julho de 2020. A notificação da seleção da UFPE ocorreu em fevereiro deste ano. Após a seleção da UFPE, a Universidade de Brasília (UnB) também foi aprovada.

A iniciativa vai impulsionar pesquisas multidisciplinares envolvendo diversos laboratórios da UFPE e parceiros da indústria da construção civil local com ações que apresentam grande potencial de inovação. Vão ser estabelecidos convênios com parceiros da iniciativa privada, entidades de classe e instituições de ensino das áreas envolvidas, com o propósito de compreender as necessidades e demandas da indústria da construção civil e das instituições de formação profissional. Como produto, a Célula BIM-UFPE produzirá uma proposta pedagógica de inclusão e difusão desse conhecimento na comunidade acadêmica, além de incentivar uma maior articulação entre a formação profissional e as demandas do mercado por inovação e tecnologia. Essa proposta servirá de parâmetro para utilização em universidades públicas e privadas de outras unidades da federação.

A célula já conta com as parcerias do Grupo de Experimentação em Artefatos 3D (Grea3D), o Laboratório de Estudos em Tecnologias de Representação Gráfica (Labgraf), o Grupo de Pesquisa Apoio à Decisão em BIM (adBIM) e o Laboratório de Geodésia (Lageo). Os parceiros da indústria da construção civil são o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE), a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE), a Associação para o Desenvolvimento e Promoção do BIM no Estado de Pernambuco (Abimpe), o Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE) e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

Em fase de implementação desde a notificação da seleção, em fevereiro, a Célula BIM-UFPE já tem trabalhado em formação de equipe, formalização junto à UFPE e definição do espaço físico. Além dessas etapas de estruturação, algumas ações já começaram a ser desenvolvidas, como o levantamento dos cursos de especialização em BIM existentes na Região Nordeste e da rede de pesquisadores BIM no Brasil; a análise da grade curricular dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil; o diagnóstico do grau de maturidade da instituição; além de macrodefinições sobre o projeto piloto. A célula será sediada nas instalações do lA2 no Centro de Artes e Comunicação (CAC), a princípio, neste momento de atividades não-presenciais.

A equipe da célula é formada por 13 professores da UFPE dos Departamentos de Expressão Gráfica, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia Cartográfica, quatro professores externos à UFPE da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e Universidade de Alberta (Canadá), um técnico da Superintendência de Infraestrutura da UFPE (Sinfra), 22 alunos da UFPE, sendo 15 de graduação, cinco de mestrado e dois de doutorado, além de seis profissionais de instituições e empresas parceiras. O Termo de Colaboração do Ministério da Economia está sendo gerido pela Rede Catarinense de Inovação (Recepeti). Já a coordenação geral das células BIM, é feita pela professora Regina Ruschel, da Unicamp.

Mais informações
Max Andrade

max.andrade@ufpe.br
Cristiana Griz
cristiana.sgriz@ufpe.br

Data da última modificação: 05/04/2021, 11:52