Destaques Destaques

Voltar

Seminário de Estudos em Análise do Discurso é realizado na UFPE de 11 a 14 de novembro

Toda a programação, ao longo da semana, será concentrada no Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (Litpeg) da UFPE

De 11 a 14 de novembro, a UFPE será sede do Seminário de Estudos em Análise do Discurso (Sead). Em sua 9ª edição, o Sead tem como tema “A Análise do Discurso no Brasil e suas condições de produção: 1969-2019”, em homenagem aos 50 anos de lançamento do texto fundador da teoria “Análise Automática do Discurso (AAD-69)”, de Michel Pêcheux.

A conferência de abertura, que tem por título “O legado de Pêcheux no Brasil: memória e atualidade”, será proferida pelas professoras Eni Orlandi (Unicamp), Freda Indursky (UFRGS) e Maria Cristina Leandro Ferreira (UFRGS). Toda a programação, ao longo da semana, será concentrada no Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (Litpeg) da UFPE, onde serão viabilizados os simpósios temáticos, as mesas-redondas e as sessões de pôsteres, totalizando 160 trabalhos aproximadamente.

O evento acontece a cada dois anos e é um dos mais representativos da perspectiva teórico-materialista dos estudos do discurso, que articula a tensão entre a instância ideológica e a língua como base material aos processos discursivos.

O Sead é realizado pelo Núcleo de Estudos em Práticas de Linguagem e Espaço Virtual (Neplev), liderado pelas professoras Evandra Grigoletto e Fabiele Stockmans De Nardi, vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UFPE.

Data da última modificação: 30/10/2019, 13:39