Destaques Destaques

Voltar

Professora da UFPE lança livro com perfil da torcida feminina em Pernambuco

A obra será lançada no dia 27 deste mês, às 19h, no espaço SinsPire, na Rua da Guia, 237, na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife

Conhecer o ethos das torcedoras de futebol em Pernambuco, compreendendo o percurso e as motivações do “tornar-se torcedora” é o principal objetivo do livro “Mulheres no campo: o ethos da torcedora pernambucana”, da professora Soraya Barreto, do Departamento de Comunicação Social da UFPE. A obra será lançada no dia 27 deste mês, às 19h, no espaço SinsPire, na Rua da Guia, 237, na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife.

Um total de 500 mulheres, frequentadoras dos estádios pernambucanos, responderam às entrevistas com perguntas semiestruturadas. Cerca de 300 delas, durante os jogos do Náutico, Santa Cruz e Sport, na Arena de Pernambuco, Arruda e Ilha do Retiro, respectivamente. O restante, de maneira on-line (as respostas foram concedidas sempre em plataforma idêntica). A ideia da obra foi também entender a relação estabelecida pelas torcedoras com os clubes.

A pesquisa foi realizada no âmbito do Observatório de Mídia: Gênero, Democracia e Direitos Humanos da UFPE (Obmidia) e o lançamento conta com a parceria do SinsPire, que é um ecossistema colaborativo e inclusivo que nasceu com a missão de conectar pessoas, ideias, projetos, eventos, empresas e propósitos. 

CURRÍCULO - Soraya Barreto é publicitária, com doutorado em Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. Pesquisadora em temáticas ligadas aos Estudos de Gênero, Consumo, Feminismos, Publicidade e Esportes, a docente coordena o grupo de pesquisa CNPq Obmidia UFPE – Observatório de Mídia: Gênero, Democracia e Direitos, e o grupo de estudos “Gênero, Mídia e Esportes”. 

Data da última modificação: 10/05/2019, 17:35