Destaques Destaques

Voltar

Festival 3i chega ao Recife para debater inovação no jornalismo e o cenário pós-eleitoral

É uma parceria das plataformas Agência Lupa, Agência Pública, Brio, Jota, Nexo, Nova Escola, Ponte Jornalismo e Repórter Brasil com o Google News Initiative

Da assessoria do evento

Depois das eleições mais polarizadas da história recente, o Festival 3i, iniciativa que celebra e promove o jornalismo digital no Brasil, prepara uma nova edição 'pocket', agora na Região Nordeste. O evento vai discutir como a imprensa se saiu na cobertura eleitoral e como os jornalistas devem se preparar para o que vem pela frente. E vai trazer também exemplos de sucessos em termos de financiamento e inovação no jornalismo brasileiro. O Festival 3i acontece no Recife no dia 10 de novembro, na Universidade Católica de Pernambuco. 

O Festival 3i – Jornalismo Inovador, Inspirador e Independente – é uma iniciativa pioneira no Brasil para discutir e fomentar uma nova era do jornalismo, caracterizada por uma relevância cada vez maior de veículos nativos digitais liderados por jornalistas empreendedores. O festival é uma parceria das plataformas Agência Lupa, Agência Pública, Brio, Jota, Nexo, Nova Escola, Ponte Jornalismo e Repórter Brasil com o Google News Initiative. 

A 1ª edição do Festival 3i aconteceu em novembro de 2017, no Rio de Janeiro. Diante do sucesso do evento, com a participação de centenas de jornalistas, empreendedores e comunicadores do Brasil e de outras partes do mundo, este ano o Festival 3i pega a estrada e vai para outras regiões do país. A primeira edição ‘pocket’ foi realizada em Belo Horizonte, em junho, e a segunda em Porto Alegre, em setembro. 

No Recife, o tema central será olhar para o futuro. Serão três painéis, cada um com três ou quatro palestrantes, abordando a cobertura eleitoral e o futuro do jornalismo num país polarizado, inovações tecnológicas que enchem os olhos, além de como ser bem-sucedido em levantar fundos para uma iniciativa jornalística.

Entre os convidados desta edição estão Daniela Pinheiro, chefe de redação da Revista Época; Beatriz Ivo, do Comitê Gestor de Conteúdo do Sistema Jornal do Commercio e diretora de Jornalismo da TV e Rádio Jornal; Cristina Tardáguila, da Agência Lupa de fact-checking; Saulo Moreira, assessor de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco; e Helena Portilho, do projeto de videodocumentário Além da Cura.

Ao longo do dia, o público terá ainda uma experiência em jornalismo imersivo, com a série “Baía 360”, um documentário em vídeo em 36o graus produzido pela Agência Pública. A equipe da Pública disponibilizará o equipamento especial para uma experiência interativa. E os 20 primeiros a se inscreverem vão ganhar um protótipo de óculos 360 de cartolina do Google News Initiative.  

Os ingressos custam R$ 100 inteira e R$ 50 meia-entrada. A venda é feita on-line no formulário on-line

Data da última modificação: 17/10/2018, 12:51