Destaques Destaques

Voltar

Experiências religiosas de comunidade no ciberespaço são tema de dissertação

Mestrando realizou estudo de caso da página do padre Reginaldo Manzotti no Facebook

“Experiências religiosas de comunidade no ciberespaço: Um estudo de caso da página do padre Reginaldo Manzotti no Facebook” é a dissertação que o mestrando Hudson Ramos Santos das Chagas defende nesta segunda-feira (26), às 9h. A apresentação será no auditório do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), localizado no no 2º andar do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A banca examinadora será composta pela orientadora Karla Patriota, pela professora Yvana Fechine, do Departamento de Comunicação Social da UFPE, e o docente Jurandir Dias Júnior, do Departamento de Letras da UFPE.

Resumo

Esta pesquisa parte da análise das interações entre os fiéis-fãs e a celebridade religiosa padre Reginaldo Manzotti, na sua página na rede social digital Facebook. A abordagem proposta objetiva evidenciar elementos essenciais para a caracterização da experiência religiosa de comunidade no ciberespaço. O corpus analisado foi agrupado em publicações de seis tipos: 1. Celebrações religiosas; 2. Ícones religiosos; 3. Publicidade; 4. Pregação/Shows/Músicas; 5. Pessoal; e 6. Notícias. A metodologia empregada nesta dissertação, de caráter híbrido, foi ancorada na Netnografia (Kozinets, 2014), para o estudo etnográfico da referida comunidade online, em diálogo com os postulados da Análise do Discurso de Linha Francesa – AD, com destaque para a noção de ethos, e com as proposições das Redes Sociais na Internet (Recuero, 2009). O corpus restrito foi delimitado através do que se convencionou chamar de “métrica visual” (Freire, 2017). As conclusões apontam que, a partir das categorias criadas e das interações presentes em rede, a experiência religiosa de comunidade é percebida como um fenômeno detentor de três elementos-base: a Identificação; a Interação; e a Presença. A concomitância dos mesmos, em um contexto de midiatização da religiosidade e busca pela experiência com o sagrado, favorece, no caso em estudo, a concretização do sentimento de pertencimento à comunidade religiosa na internet.

Mais informações
Hudson Ramos Santos das Chagas

hudson_ramosc@hotmail.com

Data da última modificação: 20/02/2018, 14:52