Destaques Destaques

Voltar

Comitê Curador de Cultura da UFPE divulga nota de apoio à exposição Tramações

Nota divulga o repúdio a qualquer forma de censura e de silenciamento dos artistas envolvidos

Compreendendo o ambiente universitário como o local próprio para o debate, para a livre expressão de ideias e para o incondicional respeito à diversidade de pensamento, o Comitê Curador de Cultura da Universidade Federal de Pernambuco, por meio desta nota, manifesta o seu apoio à exposição Tramações, em cartaz na Galeria Capibaribe, no Centro de Artes e Comunicação da UFPE, repudiando com veemência os ataques que os artistas envolvidos nesse projeto (docentes e discentes da UFPE) vêm sofrendo nos últimos dias.

Ameaças, não somente de ordem judicial, mas também no âmbito da violência física, procuram encerrar precocemente a mostra, alegando que algumas das obras estariam desrespeitando símbolos e valores do cristianismo. Não concordamos com tal interpretação, nem tampouco com os métodos que vêm sendo empregados por essas pessoas que se posicionam contra a exposição.

Fruto de uma disciplina cujo objetivo é preparar os licenciandos em Artes Visuais para um trato esclarecido e construtivo com as questões da diversidade de gênero e de sexualidade, tema que infelizmente ainda gera muito sofrimento dentro e fora das salas de aula, reconhecemos antes de tudo a relevância pedagógica, formativa, desse trabalho, tanto para os artistas participantes como para os espectadores em geral.

Entendemos ainda que as menções à religiosidade presentes em algumas das obras expostas surgem, retrabalhadas poeticamente, como narrativas pessoais, colhidas nas memórias de cada um dos criadores – muitos deles, por sinal, declaradamente cristãos.

Além disso, reconhecendo que as religiões, todas elas, costumam ter significativo papel nas resoluções psíquicas de cada indivíduo, incluindo as resoluções de feição afetivo-sexual, não estranhamos que tais conteúdos sejam evocados, revisitados simbolicamente, em uma exposição que se propõe a investigar artisticamente a riqueza da diversidade humana no que tange às manifestações de gênero e de sexualidade.

A expressão pública, por discentes ou docentes, dos seus sentimentos ante o possível tolhimento de sua dignidade, em razão de seus valores, crenças ou identidade, é em todo caso um direito que a todos assiste, desde que o conflito entre visões, pressuposto da convivência social e da própria geração de conhecimento, não se embruteça no confronto entre sujeitos, como no presente caso, substituindo-se por censura e violência as possibilidades de diálogo.

Por essas razões, e em defesa incondicional das mais amplas possibilidades de diálogo, nos posicionamos a favor da continuidade da exposição Tramações, ratificando aqui o nosso repúdio a qualquer forma de censura e de silenciamento.

Recife, 1º de junho de 2018

Comitê Curador de Cultura - UFPE

 

Data da última modificação: 06/06/2018, 11:28