- UFPE/
- Institucional/
- Campi / Centros Acadêmicos/
- Campus Caruaru/
- Centro Acadêmico do Agreste (CAA)/
- Notícias CAA/
- Seminário Caminhos para o Futuro discute integração entre ensino, extensão e pesquisa no CAA-UFPE
Centro Acadêmico do Agreste (CAA)
- Sobre o CAA
- Núcleo de Ciências da Vidas (CAA)
- Núcleo de Design e Comunicação (CAA)
- Núcleo de Formação Docente
- Núcleo de Gestão (CAA)
- Núcleo de Tecnologia (CAA)
- Núcleo Interdisciplinar de Ciências Exatas e da Natureza (CAA)
- Eventos CAA
- Notícias CAA
- Bibliotecas
- Ouvidoria
- Acessibilidade
- Coordenações Gestoras
- Contatos - CAA
- NTI Agreste - Núcleo de Tecnologia da Informação (CAA)
- Documentos
- Secretaria Geral de Cursos (CAA)
- Restaurante CAA
- Comissão de Inovação CAA - Inova
- Expo UFPE 2024
Destaques do CAA Destaques do CAA
Seminário Caminhos para o Futuro discute integração entre ensino, extensão e pesquisa no CAA-UFPE
A ação, ocorrida na quinta-feira (17), debateu e apontou caminhos para o ensino, extensão e pesquisa desenvolvidos pela Universidade, mais especificamente pelo CAA, estreitando também a parceria com a indústria, comércio, município e sociedade
Seminário aponta caminhos para integração ensino, extensão e pesquisa no CAA
Imagens: Cleber Bunzen - DivCom/CAA
Seminário aponta caminhos para integração ensino, extensão e pesquisa no CAA
Na quinta-feira (17) ocorreu, no Campus do Agreste da UFPE, o seminário acadêmico "Caminhos para o Futuro". Ação cuja proposta maior era debater e apontar caminhos para o ensino, extensão e pesquisa desenvolvidos pela Universidade, mais especificamente pelo CAA, estreitando também a parceria com a indústria, comércio, município e sociedade.
A primeira mesa, composta por Paulo Goes (Proacad), Ernani Carvalho (Propes), Cristina Nunes (Proexc) e Ana Cabral (Proaes), teve como mediadores os docentes do CAA Erika Marinho, Gilson Lima e Luiz Sebastião e debateu os caminhos de integração de Ensino, Pesquisa e Extensão. Foram pontos discutidos: a curricularização da extensão, que deverá ser incorporada aos PPCs dos cursos em até 4 anos; a possibilidade de publicação de editais integrados, à exemplo do Pesquisa-Ação; a necessidade de maior diálogo entre os cursos, departamentos e demais unidades da Universidade e também de maior diálogo da Universidade com a Sociedade a fim de direcionar as ações institucionais de modo mais eficaz.
A segunda mesa debateu sobre os caminhos de aproximação entre universidade, indústria e municípios e foi composta pelo presidente regional da FIEPE, Anderson Porto, pelo Secretário de Serviços Urbanos de Caruaru, Humberto Correa, pela representante da agência Positiva-UFPE, Ana Cristina Fernandes, e pela representante da FADE, Suzana Montenegro. Almir Cirilo, Manoel Guedes e Gilson Lima fizeram a mediação da mesa tratou sobre: os caminhos abertos pelo novo marco legal de ciência e tecnologia para maior aproximação entre universidade e indústria, com viés de inovação; a formação para o trabalho sob a perspectiva da 4ª Revolução Industrial - mudanças no mercado de trabalho, nas profissões e consequentemente da demanda de formação; a importância da parceria entre universidade e municípios para implementação de ações estratégicas das gestões municipais; e a necessidade de maior aproximação com a indústria.
Como encaminhamento desta discussão, o professor Manoel Guedes sugeriu que uma das reuniões mensais da FIEPE seja realizada no Campus do Agreste. Propôs também que seja criado um conselho com participação de diversos atores municipais e sociedade civil, para maior diálogo entre a universidade e a sociedade.
Por conta do tempo exíguo, a terceira mesa, que iria tratar de novas estratégias de ensino e aprendizagem a partir da interdisciplinaridade e internacionalização, foi suspensa e transferida para nova data, a ser definida.
Para Manoel Guedes, diretor do CAA, "encontros e debates como esses são fundamentais para discutirmos nossa práticas e aperfeiçoarmos nossas ações institucionais, seja no ensino, pesquisa e extensão ou na relação com a sociedade e indústria, para que seja atingido o objetivo maior, manter a relevância regional da UFPE.".